2. As Marcas do Autêntico Cristão

Gálatas 6.17

Introdução

  1. Se nós estivéssemos numa reunião de negócios, ninguém teria dúvida sobre a importância de uma marca. Todos saberiam que a marca é o meio pelo qual um cliente identifica um produto, associado à sua qualidade, à necessidade de memorizá-lo rapidamente, diferenciá-lo dos demais e instrumentalizar a fidelidade. Entre os negociantes, marca é, portanto, algo de muito valor.
  2. Quanto às marcas que pessoas estão fazendo no corpo, hoje chamadas de tatuagens, historicamente elas existem desde a época do homem nas cavernas, entre os egípcios e até mesmo entre os índios brasileiros. Simbolizam coragem, contestação, identificação grupal, espírito despojado, modismo, forma de arte, homenagem. Quem faz corre o risco de comprometer a beleza da pele pelo resto da vida.
  3. No caso do apóstolo Paulo, quando ela escreve sobre “marcas do Senhor Jesus”, está se referindo específica e exclusivamente a sofrimentos pelos quais passou na vida (II Coríntios 11.24-27). Foram marcas na personalidade.

Desenvolvimento

  1. Em nossos dias, mesmo que em algumas regiões da Terra, principalmente nos países comunistas e islamitas, o cristão continue vivendo sofrimentos e tendo marcas deles em seu corpo, no lugar onde moramos, trabalhamos e estudamos as marcas que temos a mostrar estão no estilo de vida que temos – são marcas na personalidade.

1.1. Uma dessas marcas é a conversão. Embora existam pessoas religiosas que estejam participando de igrejas, aderindo a rituais, adotando normas e leis, o verdadeiro cristão mostra esta marca através do arrependimento de pecados e da fé em Jesus Cristo, pedindo logo em seguida o seu batismo nas águas. Por isso Jesus pregava: “Arrependei-vos e crede no evangelho”.

1.2. Outra marca é a transformação no estilo de vida, resultado da conversão genuína. Não se trata apenas de mudança externa, no modo de se vestir ou de pentear os cabelos. Por isso o apóstolo Paulo escrevia aos novos cristãos o que está em Efésios 4.22-32.

1.3. Ainda outra marca é o engajamento na obra de Deus. Em outras palavras: serviço na igreja. Além de trabalhar na oficina, no comércio, na empresa, na repartição pública, na loja, no escritório, no serviço doméstico, a pessoa percebe a importância de trabalhar para Deus na igreja local. Por isso, a Bíblia ensina: “Sede firmes e constante, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso serviço não é vão no Senhor”

1.4. Finalmente, ainda existe a mais importante de todas as marcas: glorificar o nome de Jesus em todo o seu viver. Você glorifica Jesus quando invoca o seu nome. Quando canta o nome dele. Quando a Ele se dirige em oração. Quando fala o nome dele para os familiares, parentes, amigos, vizinhos, colegas de escola e de trabalho. Ele mesmo disse: “Vocês serão minhas testemunhas”.

Conclusão

  1. Se a marca de um produto é importante e se pessoas são capazes de alterar a beleza da pela para colocar uma marca no corpo, o cristão verdadeiro que não possui as marcas de sofrimento em sua carne tem a oportunidade de mostrar sua autenticidade através dessas marcas: conversão, transformação, serviço e glorificação.
  2. Comece agora recebendo Jesus Cristo em seu coração Salvador e pedindo o seu batismo. Continua pela vida a fora sendo um crente cada vez mais crente.