3. Haverá Um Galardão na Eternidade

Apocalipse 22.12

Introdução

  1. Para ajudar os crentes a se envolverem com a obra de Deus, eu poderia apresentar várias motivações:

1.1. O exemplo de Jesus, que disse: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir”. Estaríamos tendo-o como modelo.

1.2. A oportunidade de se tornar importante aos olhos de Deus, pois Jesus ensinou que “se alguém quer se tornar grande, então deve servir”.

1.3. O sentimento de felicidade que o crente experimenta quando está servindo, razão porque aprendeu a cantar: “No serviço do meu Rei eu sou feliz”.

  1. Há algum tempo, todavia, Deus me mostrou que para ajudar crentes a trabalharem para Jesus Cristo eu também posso mencionar o galardão que irão receber na eternidade.

Desenvolvimento

  1. Para quem não sabe, a doutrina dos galardões é aquela que fala das recompensas que os crentes irão receber pelo serviço cristão.

1.1. É uma doutrina pouco referida nos livros de teologia e pouco pregada nos púlpitos, mas está claramente ensinada na bíblia.

1.2. Certamente esta é uma das razões porque nas igrejas apenas um pequeno grupo trabalha enquanto a maioria apenas assiste de camarote.

  1. Para quem quer saber, a palavra galardão é tradução de duas palavras gregas (misthós e antapódosis), que significam exatamente a recompensa que os crentes receberão na eternidade em relação à obra do Senhor que realizaram ou que deixam de realizar.
  2. Enquanto a salvação eterna é resultado da graça, isto é, a pessoa a recebe pela fé, mediante o arrependimento de seus pecados, mesmo sem merecer, o galardão é resultado do seu merecimento, de seu envolvimento, de seu trabalho, do seu serviço.

3.1. O texto aos efésios tem as duas idéias: Efésios 2.8-10.

3.2. O clímax da idéia está no texto de I Coríntios 15.58.

  1. Para que não existam dúvidas quanto a esta doutrina, é interessante ler os seguintes textos:

        * Mateus 5.12, 10.41,42;

        * Colossenses 3.24

        * II João 1.8

        * Apocalipse 2.23; 14.13

  1. Eu sei o quanto é importante comprar e vender, fabricar e embalar, contabilizar e planejar, advogar e medicar, construir e reformar, ensinar e atender nas repartições públicas, serrar, aplainar e montar móveis, costurar, cozinhar, lavar, passar, dirigir caminhões e ônibus, plantar e colher – estas e muitas outras atividades profissionais, no entanto nenhum desses serviços, trabalhos, ofícios terão influência na eternidade.
  2. Apenas e tão somente o serviço, a obra, o trabalho que fazemos para Deus vai resultar em galardões, isto é, recompensas eternas.

Conclusão

  1. Chegando ao céu através da salvação pela graça, mediante a fé, estando na eternidade o que vocês lá receberem vai depender do trabalho que prestaram para Deus.
  2. Apenas a título de ilustração, isto me faz lembrar a história que ouvi de um crente que morreu e quando abriu os olhos estava no céu. Ao perguntar sobre seu galardão, um anjo lhe disse que no céu as pessoas recebem um veículo para circularem por todas as regiões do paraíso. O veículo que a pessoa recebe é de acordo com seu trabalho feito para Deus e lhe apontou como recompensa um velho fusquinha 1960. O crente ficou decepcionado e mesmo resmungando entrou no veículo, percebendo que os pneus estavam carecas, as portas emperradas e o cano de descarga rebentado. Foi embora sem ter o que dizer. Uma semana depois, quando passou pelo anjo, este notou que ele estava mais alegre. O anjo lhe perguntou a razão, comparando com a tristeza da semana anterior. O crente então explicou. É que durante a semana, ao dirigir por vários lugares do paraíso, viu que outros crentes de sua igreja e de outras igrejas que conhecia estavam circulando de bicicleta... Estavam suados e cansados de tanto pedalarem.