João 1.29; Atos 10.42
Introdução
- Este culto de ação de graças poderia ser igual a muitos outros cultos que a nossa igreja tem realizado quando uma pessoa faz aniversário.
1.1. A diferença está no fato de que a celebração ao ser realizada neste mês de junho tem alguns aspectos de uma festa junina, quando as pessoas se reúnem para também comerem batata doce, mandioca, melado, paçoca, pé de moleque e outras guloseimas, o que estaremos fazendo daqui a pouco.
1.2. Nessas festas juninas que são realizadas por aí, que também tem fogueira, quadrilha e fogos, as pessoas prestam homenagem a São João e São Pedro.
- Por isso, quero então explicar que na Bíblia tanto João Batista como Pedro apóstolo não recebiam homenagens feitas pelo povo. Quando o povo queria homenageá-los eles sempre mostravam Jesus Cristo. Por isso, ainda que este culto até pareça uma festa junina, na verdade nós estamos prestando um culto de ação de graças por tudo aquilo que Jesus Cristo tem feito na vida do aniversariante.
Desenvolvimento
- Para que você também faça o mesmo, estou destacando um momento na vida de João Batista quando ele apontou Jesus para algumas pessoas que o seguiam e disse as palavras que li num dos versículos da Bíblia
1.1. Neste texto lido ele faz referência a uma prática religiosa do Velho Testamento quando os pecadores para obter perdão de Deus sacrificavam um cordeiro sobre um altar. Eles confessavam seus pecados, perdiam perdão a Deus e sacrificavam o cordeiro.
1.2. Você também é um pecador e precisa do perdão de Deus para que sua vida dê certo. Você tem feito coisas erradas e isto tem prejudicado sua vida. Se você não pedir perdão a Deus seus erros vão aumentar e sua vida vai piorar cada vez mais.
1.3. Em nossos dias, o Cordeiro que tira os pecados do mundo e Jesus Cristo, razão porque João Batista fez referência a Ele. Atualmente, se um pecador pede perdão a Deus, esse pecador é perdoado porque Jesus Cristo deu a vida dele em sacrifício no altar que foi erguido na cruz do monte Calvário.
1.4. Se um pecador quer ser perdoado e ter uma nova vida, então ele se torna crente em Jesus, recebendo Jesus Cristo em seu coração como seu Salvador pessoal.
- Também quero na sequência destacar as palavras de Pedro apóstolo quando afirmou que Jesus será o juiz que vai julgar as pessoas. Quando as pessoas se ajoelhavam diante de Pedro apóstolo, ele mostrava Jesus e dizia: Jesus é quem vai julgar vocês, seja através da condenação ou da salvação eterna.
2.1. Isto significa que se você continuar vivendo erradamente como tem vivido você não precisa fazer nada para ir para o inferno. A Bíblia ensina: “O salário do pecado é a morte”.
2.2. Neste tempo presente Jesus quer se tornar seu Salvador, isto é, salvar você também da condenação eterna. Hoje Ele quer ser seu Salvador; amanhã ele será o Juiz e você não poderá ser mais salvo. Chegada a hora da morte você terá como destino o inferno. No dia do Juízo Final, quando Jesus voltar a este mundo você será julgado e terá condenação eterna. Mas se crer em Jesus, será salvo.
Conclusão
- Se alguém acredita em São João Batista e São Pedro e até chegou a fazer festa para homenageá-los, faça o que eles disseram e que nós temos feito. Torne-se um crente em Jesus Cristo. Você terá perdão de seus pecados e vida eterna.
- Torne-se um crente em Jesus e no dia do seu aniversário também poderá fazer uma festa para Jesus, seja em julho, em junho, em janeiro ou setembro...