Apocalipse 4.1
REVELAÇÕES DA HISTÓRIA FUTURA
Introdução
- O conceito de história está relacionado basicamente ao que ocorreu no passado ou, no máximo, ao que está ocorrendo no tempo presente. Nesse sentido, a Bíblia é um livro de história, pois relata fatos ocorridos em vários lugares, desde a criação do primeiro casal de seres humanos. Nesse livro estão registradas histórias de pessoas, famílias, povos e nações. Cobre o período da pré-história e da história antiga.
- Todavia, na Bíblia também existe um livro cuja peculiaridade não foi descrever fatos que haviam ocorrido e nem fatos que estavam acontecendo. A peculiaridade desse livro, chamado Apocalipse, foi descrever fatos que ainda irão acontecer. Por isso, a tradução do nome desse livro conhecido como “apocalipse” (Ἀποκάλυψις) é “revelação”. Deus decidiu revelar aos seres humanos, através do apóstolo João, exilado na Ilha de Patmos, os fatos que iriam acontecer desde os seus dias até o fim da história humana.
Desenvolvimento
- O conteúdo histórico revelado através do apóstolo João, no final do primeiro século, usa várias figuras de linguagem para descrever o que vai acontecer. Menciona, por exemplo, seres viventes como aparência de homem, boi, leão e águia e de anciãos em atitudes de adoração a Deus. Menciona também 7 castiçais, 7 selos, 7 trombetas, 7 trovões, 7 pragas, 7 montes, 7 reis. Menciona cavalos de cores diferentes: branco, vermelho, amarelo, preto. São símbolos associados com acontecimentos, eventos, autoridades. Através do uso dessa linguagem simbólica e figurada, o livro do Apocalipse transmite mensagens profundas e significativas, que deixam seus leitores impressionados e desafiados a compreenderem como a história vai se desenrolar e como chegará ao final, principalmente mostrando a vitória de Jesus Cristo sobre Satanás.
- Se a história passada está repleta de acontecimentos dramáticos, cujos efeitos foram tragédias e sofrimentos para a humanidade, acontecimentos como guerras, pestes, terremotos, vulcões, enchentes, secas, tsunamis e ciclones, a história futura revelada através do apóstolo João não será diferente até a chegada do seu último dia, antes dos novos céus e da nova terra. Tudo o que já aconteceu até hoje continuará ocorrendo em proporções muito maiores, alcançando um número ainda maior da população mundial. Falando sobre os efeitos desses acontecimentos apocalípticos, em seu sermão escatológico, Jesus fez uma afirmação contundente sobre o tamanho do sofrimento humano: “Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá” (Marcos 13.19).
- Todavia, por mais trágicos que sejam os acontecimentos e por maiores que sejam as dores para a humanidade, as principais mensagens do apocalipse tem como objetivo proporcionar conforto, esperança, confiança e paz no coração dos crentes. Essas principais mensagens que estão destacadas no livro são a volta de Jesus Cristo a este mundo e sua vitória sobre Satanás, o Juízo Final sobre todos os que praticam o mal, o surgimento de novos céus e de uma nova terra.
3.1. Em outras palavras, o que o livro quer mostrar não é o surgimento de cataclismas naturais e o consequente sofrimento da população, pois isto existe desde o princípio e a ciência também já está alertando quando menciona o aumento da temperatura, os elevados índices de poluição, o buraco na camada de ozônio, os desastres ambientais, o derretimento das geleiras, a subida do nível do mar e assim por diante.
3.2. O que o livro quer mostrar é que o final dos crentes não será sob os efeitos de todas essas tragédias e da maldade humana. Se acontecer com o crente enquanto está vivo neste tempo presente e ele morrer, seu destino é ir para o céu para se encontrar com Jesus. Se acontecer no futuro e estiver também no “centro do furacão”, o crente poderá ver a volta de Jesus Cristo se encontrando com ele nos ares.
Conclusão
Gosto sempre de lembrar a história do menino que estava lendo um livro de aventuras e seu herói só vivia sofrendo a cada página que ele virava. Então, ele resolveu ir de uma vez até a última página do livro e pode ver que, no final, o seu herói saia vencedor, derrotando o bandido. Então voltou ao meio do livro e continuou lendo e dizendo para o bandido: “Pode bater em meu herói, mas não vai adiantar, porque eu já sei que no final você será derrotado. Meu herói vai vencer. Eu já sei o final da história”. O apocalipse mostra nossa vitória final com Jesus Cristo.