Êxodo 4.31; I Coríntios 14. 23-25
ADORAÇÃO A DEUS NO CULTO
Introdução
- Já aprendemos que “culto é a resposta do homem às ações de Deus em seu favor”. Já aprendemos também que esse “culto é caracterizado em todas as suas partes pela adoração”. Igualmente já aprendemos que essa “adoração no culto necessita ter qualidades, entre as quais destacamos: espiritualidade, veracidade e amor profundo”.
- Agora quero chamar a atenção de todos vocês, que desejam ser adoradores espirituais, verdadeiros adoradores e adoradores cheios de amor, para o principal fato que solidificam a adoração a Deus no ato do culto.
Desenvolvimento
- Vejamos, em primeiro lugar, que quando o povo adorou Deus no Egito e em Corinto, houve uma prevalecente ministração da palavra bíblica.
1.1. Vejamos o que aconteceu antes da adoração no ato do culto em Êxodo 4.29: “Arão falou todas as palavras que o Senhor falara a Moisés”. Às vezes, em nossos dias, a ministração da Palavra de Deus é apenas a parte do culto. Nesse sentido, o culto seria constituído por várias partes, a saber: Invocação, Confissão, Gratidão, Louvor, Entrega, Pregação e Consagração. Ocorre, todavia, que na verdade a pregação da Palavra de Deus prevaleceu em todo o culto celebrado pelo povo na época de Moisés.
1.2. Vejamos agora o que Paulo diz que vai levar pessoas a iniciaram uma vida de adoração em I Coríntios 14.24,25: “Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós”. Profetizar é uma variante bíblica para descrever a pregação da Palavra de Deus. Embora algumas vezes possa significar previsão de algum fato que irá ocorrer (profecia), essa previsão tem como base a Palavra de Deus. Aliás, não poderia ser diferente, pois correria o risco de não se cumprir, gerando decepção (Deuteronômio 18.19-22). Seja em forma de profecia ou de doutrina ou de conforto ou de evangelização ou de disciplina ou de ética ou de consagração, a pregação ou profecia precisa ter como base a Palavra de Deus. Seja para uma cidade, seja para uma igreja, a presença de um profeta ou pregador bíblico é que vai fazer diferença, quer seja para o tempo presente, quer seja para a eternidade, principalmente para adoração no ato do culto. Quando uma pessoa presta atenção na pregação ou profecia bíblica, o efeito dessa atenção é a adoração a Deus. O crente que presta atenção a uma genuína pregação bíblica sempre diz: “Glória a Deus! Louvado seja o nome do Senhor! Grande é o Senhor! Amém! Glórias aos Deus Eterno! Oh! Deus, Tu és maravilhoso! Aleluia!”
- Vejamos em seguida que ao ouvir a ministração da Palavra o povo acreditou: Êxodo 4.31 e I Coríntios 14.25. Mais do que acreditar no pregador ou profeta, mais do que acreditar uns nos outros, as pessoas precisam acreditar em Deus, para que o adorem no ato do culto. As pessoas precisam acreditar que Deus existe, acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus, acreditar que Deus fala através da pregação, acreditar que a voz que estão ouvindo no íntimo não é a voz do pregador ou do profeta, mas a voz do Espírito Santo. Se você não tiver fé em Deus, a primeira coisa que o Diabo vai fazer é semear a dúvida em seu coração. Vejamos alguns exemplos só em três textos de Mateus: 14.31; 21.21; 28.17. Por isso Paulo chegou ao clímax de dizer o que está em Romanos 14.23. A| dúvida aceita é a mãe da incredulidade!
2.1. Para acreditar em Deus, no pleno sentido da palavra você precisa acreditar em Jesus Cristo. Não nego as virtudes dos santos cristãos. Também não nego as virtudes da Virgem Maria. Todavia, é preciso ficar suficiente claro que somente Jesus Cristo faz você acreditar em Deus, buscar Deus, experimentar Deus e testemunhar de Deus. Sem Jesus você vai acentuar sua fé nos santos, na Virgem Maria, nos espíritos, nos ídolos. Diferentemente, através de Jesus Cristo você adora Deus em ato de Culto, porque Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por mim. Que vê a mim vê o Pai. Eu e o Pai somos Um!” Na leitura da Bíblia você vai ver pessoas e mais pessoas inclusive se ajoelhando aos pés de Jesus Cristo. Mais ainda: A Bíblia afirma que “aos pés de Jesus se dobrará todo joelho dos que estão no céu e na terra” (Filipenses 2.9-11). Mais ainda: Apocalipse mostra a adoração a Jesus que já está sendo feita que será feita em todo universo: Apocalipse 5. 11-14.
Conclusão
- Se você tem experimentado as bênçãos e tem um coração grato não perca uma só oportunidade de prestar culto a Deus, participando de todos os cultos da igreja! Em ato e culto, deixe-se levar por um sentimento, um pensamento, uma atitude de adoração a Deus em todos os atos de culto. Viva todas as partes do culto adorando Deus. Dê à pregação da bíblia a importância que ela tem. Não permita que a indisposição atrapalhe sua atenção à pregação. Não considere a pregação um acontecimento descartável. Não se levante antes da pregação e muito menos saia durante a pregação. Não fique marcando no relógio o tempo da pregação. Receba a pregação como Palavra de Deus! Creia cada vez mais em Jesus Cristo, procurando seguir seus ensinos e tendo por ele um amor cada vez maior. É Jesus que leva você até Deus e traz Deus para você!