52. O Preço do Desinteresse

Atos 20.7-11

Introdução

  1. Uma das preciosidades deste relato é mostrar o interesse da igreja em estar reunida no primeiro dia da semana, em salientar a relevância da pregação no ato do culto e incluir a celebração da Ceia do Senhor como uma oportunidade que não deveria ser perdida naquela ocasião.
  2. Todavia, o texto também fez questão de revelar o desinteresse espiritual de uma pessoa por essas experiências que estava ocorrendo. Sem constrangimento revela o nome do indivíduo e a evidência do seu desinteresse.

Desenvolvimento

  1. Enquanto aqui no bairro um jovem assaltante morreu ontem porque que tentou roubar o dinheiro de uma padaria e outra jovem faleceu por causa de overdose de drogas, o jovem Eutico morreu ao cair do 3º andar por causa do seu desinteresse pelas coisas de Deus. Estava tão desinteressado que dormiu a sono solto e pagou com a morte o preço de sua falta de interesse.
  2. Não dormiu porque havia trabalhado demais e cansando só aguentou até meia-noite, pois era um domingo, Dia que passou ser considerado pela igreja como Dia do Senhor. Não dormiu porque estava doente e tivera uma baixa de pressão sanguínea ou hipoglicemia, afetando sua disposição física. Não dormiu porque tinha problema de insônia e às vezes ficava acordado horas e fio, levando-o a dormir na hora errada. Não dormiu porque o ambiente estava na penumbra favorecendo a produção do hormônio do sono, pois a penumbra seria contrastada pela luz espiritual do ambiente.
  3. Não! Ele dormiu porque não havia nele interesse pelo que ocorria no culto. Esse seu desinteresse pode ser facilmente visto em algumas atitudes suas: achou que a pregação estava muito comprida e não quis mais continua ouvindo, razão por que se afastou para um outro lugar mais distante do grupo e foi olhar pela janela, para ver o que acontecia do lado de fora. buscando outros atrativos.
  4. O preço só não foi maior para ele, para sua família e para a igreja porque Paulo imediatamente foi ao seu encontro e milagrosamente lhe restituiu a vida. O coração voltou a bater e o sangue a circular. Ressuscitado e junto com os demais passou a demonstrar interesse pelo culto que prosseguiu até o amanhecer.

Conclusão

  1. Se vocês verem alguém dormindo no culto não cutuquem a pessoa para mantê-la acordada, pois o máximo que pode acontecer com ela se continuar cochilando é cair da cadeira. Em vez de cutucarem, orem para que elas tenham interesse pelos valores espirituais, considerando o cochilo um sintoma de ausência de Jesus no coração. Essa pessoa precisa se converter.
  2. Se vocês verem alguém se levantando e saindo do culto porque estão enfadados com tantos cânticos, tanta pregação e tantas orações, não critiquem, mas orem por essa pessoa para que ela comece a ter interesse pelas coisas de Deus, pois o problema não está na liturgia, mas na falta de percepção dos valores espirituais.