Tiago 1.2, 12
A IMPORTÃNCIA DOS TESTES
Introdução
- Se estivéssemos num ambiente formalmente escolar ou acadêmico, não haveria nenhuma dúvida sobre a importância da realização de testes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os pedagogos poderiam elencar uma série de motivos para que testes sejam realizados pelos alunos.
- Embora a maioria das versões use a expressão “tentações” para traduzir a palavra original usada pelo apóstolo Tiago, o termo “πειρασμός” (peirasmós) seria melhor traduzido por “experimento, teste, prova”. Aliás, se vocês não sabiam, em outros textos a mesma palavra é traduzida por “provações”. Isto significa que, dependendo do contexto, o termo original foi traduzido por tentação ou provação. Neste caso, seja uma provação ou uma tentação, o que o crente vivencia é um experimento, um teste, uma prova. O que Tiago então está dizendo é que o crente ao vivenciar experimentos, testes ou provas deve ter “grande gozo” ou prazer ou satisfação ou felicidade.
Desenvolvimento
- Para que não haja dúvida sobre o que Tiago estava dizendo, vejamos a alternância das traduções entre provação e tentação em alguns textos: Mateus 26.41; Lucas 4.13; 22.28, 46; Atos 20.19; I Pedro 1.6; 4.12; Apocalipse 3.10. Resumindo: as provações ou tentações são experimentos, testes, provas na vida dos crentes em Jesus Cristo.
- Por isso, podemos entender a palavra de Tiago quando fala em prazer, gozo, satisfação, felicidade. Esses sentimentos não são sentidos porque alguém está em tentação ou provação, mas porque alguém está vivendo uma oportunidade de ter a sua fé submetida a um experimento, um teste, uma prova. Sofrimentos, dilemas, desafios, convite ao pecado, ofertas do mundo, propostas de Satanás criam a oportunidade do crente confirmar que é crente mesmo, crente mesmo debaixo d’água, crente mesmo na fornalha, crente mesmo numa roda de amigos que bebem e usam drogas, crente mesmo sabendo que tem a internet à sua disposição, crente mesmo sendo seduzido pela facilidade do sexo sem compromisso.
- Uma vez sendo aprovado no teste da fé, o crente é recompensado. A figura de linguagem usada por Tiago (coroa da vida) é a mesma usada em Apocalipse 2.10: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias . Sê fiel até à morte , e dar-te-ei a coroa da vida”. Seja a coroa feita com adorno de flores dada aos campeões dos jogos olímpicos, seja a coroa feita de prata ou ouro colocada na cabeça dos reis para mostrar sua dignidade real, o que a figura de linguagem significa é que adjetivo de vencedor não é atribuído aos derrotados e vencidos nos experimentos, testes e provas da vida.
Conclusão
Na vida cristã, os experimentos, testes e provas, sejam tentações, sejam provações, são oportunidades para fortalecer a fé em Jesus Cristo, mostrando que a conversão e o batismo não foram meras experiências emocionais, caracterizadas pela superficialidade. Pelo contrário, o que o crente viveu quando recebeu Jesus Cristo como Senhor, Salvador e Mestre foi verdadeiro e genuíno. Mais ainda, seu crescimento espiritual estará sendo visível quando for vitorioso ao passar por provações e tentações.