196. O Propósito de Evangelizar

Lucas 24.46-48

O PROPÓSITO DE EVANGELIZAR

Introdução

  1. Oswaldo Smith, um dos mais importantes líderes espirituais do Canadá, pastor da Igreja do Povo, em Toronto, dizia que a “tarefa suprema da igreja é evangelizar o mundo”. Como resultado do seu ardor evangelístico, sua igreja chegou a enviar cerca de 800 missionários para vários países.
  2. Mesmo concordando com a relevância da evangelização, já sabemos, todavia, que ela é um dos propósitos da igreja, ao lado da adoração, do ensino, da comunhão e do serviço social. Já entendemos que não existe um propósito mais importante do que outro, mas todos são igualmente imprescindíveis. Por isso, nossa afirmação é a de que a igreja não pode existir sem também evangelizar, cumprindo o mandamento de Jesus Cristo.

Desenvolvimento

  1. Rick Warren, pastor de uma das maiores igrejas do mundo, autor do livro “Uma Igreja com Propósitos”, numa entrevista sobre evangelização em sua igreja, disse: “Somos hoje 16 mil. Nos finais de semana o número aumenta, mas em média ficamos nos 15 a 16 mil presentes. Quando temos reuniões especiais, o número aumenta significativamente. Por exemplo, no ano passado, no aniversário de 20 anos da igreja, que coincidiu com as comemorações da páscoa, chegamos a ter mais de 36 mil pessoas. Tivemos que arranjar um tanque enorme, pois realizamos 500 batismos na ocasião. Dirigi 7 cultos em um só dia. Mil pessoas aceitaram Jesus Cristo somente naquela data. Nos últimos 7 anos batizamos 7.814 novos cristãos. Então, continuamos a crescer, graças a Deus”. O que ele estava querendo dizer é que todas as igrejas, maiores ou menores, como milhares, centenas ou dezenas de membros, precisam evangelizar para que possam crescer. Sem evangelização não há crescimento da igreja.
  2. No seu livro “Como Edificar uma igreja Evangelística”, Mack Douglas, menciona o que ele chamou de 9 princípios que uma igreja dever adotar como programa de evangelização, para que possa crescer. São eles: convicção (tenha certeza que a igreja precisa evangelizar), (acredite que pessoas vão se converter e ser batizadas), alistamento (faça previamente uma lista de pessoas do círculo social dos membros da igreja para que sejam evangelizadas), busca (procure ir ao encontro dessas pessoas para testemunhar, fazer convites e trazê-las para a igreja), responsabilidade (todos os membros da igreja devem se sentir responsáveis pela evangelização, desde os mais importantes até os mais simples), visitação (ir à casa das pessoas várias vezes para convidar, pois quanto mais visitas forem feitas, maiores as possibilidades), preparação (treinamento e capacitação dos crentes para que saibam como ser testemunha e convidar pessoas), comprometimento (consciência de que não se faz evangelização ocasionalmente, apenas em certas datas) e conservação (é a integração de cada convertido, abrindo as portas da igreja para que se sintam aceitos e amados).
  3. Sobre a Teologia da Evangelização, o Professor Delcyr de Souza Lima, autor do livro “Prática da Evangelização”, escreveu que cada crente deve ter uma “compreensão clara a respeito da natureza, conteúdo e objetivo do evangelho e do que seja realmente evangelização”. Para alcançar essa compreensão, precisamos aprender que “evangelizar é a ação cujo objetivo leva os homens a conhecerem sua condição de pecadores perdidos e o plano de Deus para salvação; persuadi-los à aceitação de Jesus Cristo como Salvador e Senhor e integrá-los na vida cristã”.

Conclusão

Tendo claro e definido o propósito de evangelizar, sem que seja mais importante do que os outros propósitos, cada membro da igreja assume a tarefa de testemunhar pessoalmente a pessoas do seu círculo familiar e social, de entregar folhetos evangelísticos e convites para a igreja, compartilhar através das mídias sociais os eventos que a igreja realiza, contribuir financeiramente para que haja divulgação pelos meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, faixas e banners. Somente através da evangelização ocorrem conversões, batismos e crescimento da igreja, conforme mandamento de Jesus Cristo.