Juízes 16.4-21
UM JOVEM SEDUZIDO
Introdução
- O dicionário Aurélio oferece várias definições para o verbo seduzir: “1. Inclinar artificiosamente para o mal ou para o erro; desencaminhar: 2. Enganar ardilosamente.
3. Desonrar, recorrendo a promessas, encantos ou amavios”. Em latim, de acordo com o original “seducere”, significa “levar para o lado, afastar do bom e correto, desencaminhar”. - Foi o que aconteceu com o jovem Sanção ao conhecer Dalila. Sua inigualável força física não foi suficiente para resistir ao seu ardiloso plano para descobrir a origem de seu poder. Servindo-se dos seus encantos pessoais e da chantagem amorosa, ela conseguiu seduzi-lo e conhecer o seu segredo.
Desenvolvimento
- Num estudo de caso sobre esse relacionamento entre Dalila e Sanção, podemos perceber que o ponto de partida para o êxito dela em seduzi-lo foi o fato dele ter se apaixonado sem que houvesse o mesmo amor dela para com ele.
- Ao longo da história, em nenhum momento, ela revela qualquer sentimento de amor para com ele. Na verdade, logo de início, revelou que era gananciosa, ambiciosa, interesseira ao aceitar o suborno que lhe fizeram para que descobrisse o segredo dele. Em outras palavras: ele amava sem ser amado. Era amor de mão única.
- Sansão conseguiu resistir à sedução no início do processo, ocultando a verdade sobre a origem de sua força, mas a estratégia dela era insistir até que conseguisse. É como afirma o ditado popular: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Finalmente, diante da insistência dela, o segredo foi revelado.
- O final da história, consequentemente, foi dramático. Foi preso, teve seus olhos furados e ficou acorrentado num moinho, objeto de zombaria por parte dos seus inimigos. Pagou caro o amar sem ser amado, pagou caro o se deixar seduzir pelos encantos pessoais e palavras manipuladoras, pagou caro o não considerar a vontade de Deus para sua vida.
- Por mais que esse caso seja apenas uma história narrada na Bíblia e que ninguém hoje dia tenha qualquer grau de força baseado no comprimento dos cabelos, não faltam notícias transmitidas pelos meios de comunicação, pelas mídias sociais, pelos amigos e pelos parentes de jovens que se deixaram seduzir, isto é que permitiram ser levados para o mal, serem afastados do que é bom e correto, serem desencaminhados.
5.1. Basta pensar nos que deixaram família, estudos, trabalho, igreja para seguir com os traficantes e usuários de drogas, para formar fileiras com os criminosos e bandidos, para se juntar aos que adotam o sexo livre, promíscuo, irresponsável, para aderir e ideologias materialistas que negam valores espirituais.
5.2. Basta saber que existem métodos e técnicas disponibilizados para ensinar os manipuladores a usar a sedução para atrair pessoas. Abertamente se ensina, orientando os seguintes passos: fazer contato visual, cuidar da própria expressão facial, expor a postura adequada, fazer algum contato físico sutil, usar o tom de voz adequado, dizer que a pessoal é especial, ouvir bastante e falar sobre si mesmo, sorrir frequentemente, cuidar da aparência pessoal. São passos ensinados abertamente (https://pt.wikihow.com/Seduzir).
Conclusão
Por mais que o amor entre as pessoas deva ser cada vez mais acentuado, principalmente porque é através do amor que as pessoas devem começar relacionamentos com objetivo de casar, também é através do amor que as pessoas mal intencionadas, as pessoas interesseiras, as pessoas maldosas, as pessoas que apenas querem usar as outras encontram oportunidades para seduzir.
Acredito que uma vida de comunhão com Deus, através de Jesus Cristo, na unção do Espírito Santo, possa dar condições aos crentes para discernir, perceber, descobrir, avistar que podem estar sendo objeto de sedução, evitando assim que experimentem frustrações, sejam envergonhados e prejudiquem o futuro.