142. Meu Maior Desejo

João 14.7,8

 MEU MAIOR DESEJO

Introdução

  1. O ser humano abriga em seu coração uma quantidade de desejos que espera ardentemente ver realizados. A lista desses desejos inclui normalmente bens materiais, recursos financeiros, poder sobre os outros, beleza física, independência pessoal, liberdade de agir, honra entre os demais, amar e ser amado, aceitação de si mesmo, prazeres sensuais, derrota dos inimigos, tranquilidade em meio às tensões, saúde de ferro, políticos honestos.
  2. Os pesquisadores da natureza humanos têm confirmado em seus estudos que na realização dos seus desejos, as pessoas experimentam felicidade. O problema é que os estudos também têm mostrado que esse tipo de felicidade dura muito pouco porque todos esses desejos são de natureza temporal, efêmera, passageira.
  3. Nesse sentido, Filipe acertou o alvo quando em vez de apresentar uma lista de desejos efêmeros a serem realizados por Jesus, pediu o que era o seu maior desejo: ter uma experiência com Deus. E a explicação é muito simples: somente Deus é eterno, perfeito, suficiente, completo, satisfatório. Por isso, ele disse: “Mostra-nos Deus, o que nos basta”.

Desenvolvimento

  1. É a partir dessa compreensão de Filipe que você pode compreender melhor o significado da promessa no Salmo 37.4: “Deleita-te no Senhor ele concederá o que deseja o teu coração”.

1.1. Ainda que fale que Deus vai conceder a realização dos seus desejos, dos desejos de seu coração, é necessário primeiro ter uma experiência pessoal com Deus, o que está afirmado na expressão “deleita-te no Senhor”. Não é apenas servir, honrar, obedecer, cultuar a Deus; deleitar é sentir prazer, satisfação, encanto.

1.2. Então, se você experimenta satisfação em Deus, consequentemente Deus atenderá os desejos do seu coração. Uma vez satisfeito com Deus, você terá também uma satisfação duradoura na realização dos outros desejos, pois serão expressões do amor de Deus para com você.

  1. É também com essa compreensão de Filipe, que você compreenderá Salomão quando falou sobre a importância de ter Deus em sua vida, antes que cheguem os dias nos quais diga “não tenho neles contentamento”.

2.1. Salomão quis experimentar felicidade através da realização de todos os seus desejos, sem Deus. Salomão fez tudo que estava ao seu alcance para realizar todos os seus desejos, em todas as áreas da vida. Ele afirma que “tudo quanto desejaram seus olhos” ele conseguiu ter. Ele realizou desejos pessoais, sentimentais, profissionais, financeiros, sociais, culturais.

2.2. Nós diríamos que tinha tudo para morrer feliz, mas ao final de sua história ele se sentia infeliz. Por isso, antes de terminar o livro que escreveu, ele se dirige aos leitores e diz as palavras que estão em Eclesiastes 12.1,2.

Conclusão

  1. A maioria das pessoas pensa que é a realização dos seus desejos pessoais que lhe trará satisfação. A maioria das pessoas ainda não trouxe à consciência, não teve o “insight”, não foi iluminado a ponto de perceber que a o maior de todos os desejos é uma experiência pessoal com Deus.
  2. Esse desejo existe porque também somos seres espirituais. Deus foi quem nos criou e nos criou à sua imagem e semelhança. Por isso não seremos felizes enquanto não encontrarmos Deus.
  3. Agora, a grande notícia: esse desejo espiritual de achar Deus, experimentar sua presença e desfrutar de sua companhia pode ser realizado através de Jesus Cristo. Jesus disse a Filipe: “Estou há tanto tempo convosco e não tendes me conhecido, Filipe? Quem vê a mim vê o Pai. Como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Crede-me que estou no Pai e que o Pai está em mim. Se alguém me ama, guardará a minha palavra, o meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14. 9,10,11,23).

3.1. Torne-se crente em Jesus, pedindo seu batismo e vindo para a igreja que seu maior desejo espiritual será realizados e ainda terá a alegria de ver outros desejos também atendidos.

3.2. Sendo crente, mantenha-se fiel a Jesus durante toda a sua vida que você nunca experimentará frustração, porque Deus sempre será o seu maior desejo.