Ezequiel 22.30
DEUS BUSCA INTERCESSORES
Introdução
- E. M. Bounds, pastor de uma igreja metodista, autor de onze livros, nove dos quais sobre a oração, escreveu num desses livros: “Deus de tal maneira quer se sujeitar à oração, que por sua própria disposição, resolveu não agir entre os homens se estes não orassem”.
- Entre essas orações, através das quais Deus age em favor das pessoas, existe um tipo chamado de intercessão. É o ato de orar em favor daqueles que estão vivendo algum tipo de necessidade e não sabem orar ou não conseguem orar ou não querem orar.
Desenvolvimento
- Evidentemente que, ao analisar este assunto, estamos entrando na dimensão espiritual da vida humana. Nessa dimensão da existência, o Diabo e seus demônios estão agindo para influenciar ou dominar pessoas, usando as mais diferentes estratégias. Essa realidade espiritual demoníaca foi claramente revelada principalmente através das experiências vividas por Jó e também pelas palavras ditas a Daniel através de um anjo, assim como estava intensamente visível nos dias do ministério de Jesus Cristo (Jó 1.6-12; Daniel 10.11-13; Lucas 4.31-37).
- Para ajudar pessoas que estejam nas mais diferentes dificuldades e principalmente sob as ações do Diabo e seus demônios, Deus busca crentes em Jesus Cristo que se coloquem diante dele como intercessores.
2.1. Essa foi a declaração clara que Deus fez através do profeta Ezequiel, quando neste texto revela que estava pronto para alterar o rumo dos acontecimentos previstos. Alguém que exercesse esse ministério, pelo menos apenas uma pessoa, daria outros rumos a história que seria escrita.
2.2. Essa foi a atitude de Jesus Cristo, tanto em seus dias quando estava aqui neste mundo, quanto na eternidade, estando à direita de Deus. Em seus dias aqui na terra, Jesus declarou sua atitude de interceder em favor de Pedro, quando lhe disse: “Eu orei por ti, para que tua fé não desfaleça” (Lucas 22.31,32). Estando no céu, Jesus continua orando por todos os que nele crêem: “Jesus está à direita de Deus e também intercede por nós” (Romanos 8.34).
- Ao interceder em favor de pessoas, de acordo com a busca de Deus e à semelhança do modelo deixado por Jesus Cristo, você entra na dimensão espiritual da existência humana que está sob a influência do Maligno para ajudar, libertar, proteger, curar, iluminar, salvar pessoas.
3.1. Ao interceder por pessoas que estão precisando e houver pecados cometidos, você pede a Deus que o perdão seja concedido.
3.2. Se há doença que pode ser curada, você intercede pedindo que Deus restaure a saúde.
3.3. Se há algum tipo de cativeiro em que pessoas querem mudar e não conseguem, você participa pedindo a Deus que dê poder para que haja libertação.
3.4. Se há miséria material que está sendo promovida pelos demônios, seu ministério é interceder para que Deus abra as portas da prosperidade para aquela pessoa ou família.
- Precisamos, todavia, entender que intercessão não é um passe de mágica que faz tudo mudar de repente. Foi dito a Daniel que a oração dele já tinha sido ouvida e seria atendido, mas havia uma batalha no céu querendo impedir que Deus fizesse a obra. Paulo apóstolo disse aos crentes de igreja de Colossos que perseverava na oração por eles, isto é, orava sem cessar (Colossenses 1.9). Perseverança, em outras palavras, neste caso, é começar, continuar e só terminar quando a obra de Deus foi plenamente realizada. Daniel orou 21 dias, mas Isaque intercedeu pela esposa por 20 anos até que seu filho nascesse.
Conclusão
Eu tive o privilégio de batizar um crente chamado Rupper, que durante anos estava na oração intercessora de sua mãe. Ele mesmo me disse que algumas vezes quando a mãe o levava a igreja e durante a oração quando fechava os olhos, ele aproveitava para fugir do templo. Depois do seu batismo por mim realizado, inclusive após a morte de sua mãe, ele se tornou um crente integrado que até saia comigo para visitar as congregações. Há algum tempo, depois que mudei de igreja, já estando prestes a morrer, eu orei com ele pelo telefone, agradecendo a louvando a Deus por sua vida. Logo depois ele partiu e foi morar no céu.
Deus quer mudar o rumo de vida das pessoas, mas depende de as próprias pessoas quererem e também depende de outras pessoas que estejam orando por elas, para que o milagre aconteça. Você está disposto a participar deste ministério?