A BIBLIA COMO FONTE DE ESPERANÇA
“Porque tudo quanto dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança.”
(Romanos 15.4)
Introdução
Uma pessoa pode se aproximar da Bíblia no objetivo de analisar sua inerrância, sua autenticidade, sua infabilidade, sua eternidade. Sim! É possível fazer leitura da Bíblia para alcançar esses e outros objetivos.
Todavia, cada vez que faço leitura do texto acima referido, percebo, por iluminação do Espírito de Deus, que o mais precioso efeito que a leitura da Bíblia pode proporcionar é a maravilhosa experiência da esperança. Sim, tenho descoberto que a leitura das Escrituras pode produzir esperança no coração humano.
Nos momentos mais difíceis da vida, a leitura da Bíblia nos leva a descobrir a importância da paciência e confortados passamos a ter esperança na alma.
A IMPORTÃNCIA DA ESPERANÇA NA VIDA
Sem a leitura da Bíblia as pessoas não sabem como ter esperança nas situações que enfrentam, tais como problemas de dinheiro, problemas de moralidade pessoal e social, problemas de violência, criminalidade, maldade. As pessoas ficam sem saber como lidar com perda de entes queridos, doenças incuráveis, desemprego, miséria, fome, conflitos familiares, injustiças de terceiros, perturbações espirituais, sentimento de condenação eterna. Diante de tantas situações acabam inevitavelmente ficando desesperadas.
Tratando da importância da esperança, o livro de Provérbios esclarece que “a esperança demorada enfraquece o coração” (Prov. 13.12). Em outras palavras: não basta a pessoa ter esperança, sendo ela sustentada por si mesma, pois diante das adversidades, das dificuldades e dos problemas, essa esperança acaba, mais cedo ou mais tarde. É preciso, pois que a esperança não somente exista, mas também seja sustentada a cada dia, até que os problemas sejam resolvidos, as adversidades vencidas e as dificuldades superadas.
Enquanto a leitura de jornais e revistas pode produzir uma impressão negativa sobre o espírito, gerando medos, frustrações, melancolia, a leitura da Bíblia inevitavelmente produzirá consolação e paciência, fazendo com que a pessoa tenha esperança em Deus.
OS EXEMPLOS QUE INFLUENCIAM NA ESPERANÇA
Além de possuir textos bíblicos específicos que despertam e fortalecem a esperança, a Bíblia também apresenta situações humanas que levam o leitor a refletir e concluir a respeito do que Deus também vai fazer em sua própria vida. As pessoas, por exemplo, constatam na leitura da Bíblia que Isaque esperou 20 anos até que Deus finalmente atendeu à sua oração (Genesis 25.20,21,26); que também José passou por todo o mal que intentaram contra ele, mas depois testemunhou que Deus transformou o mal em bem (Genesis 50.20); que igualmente Davi pecou caindo na armadilha que fizeram contra ele, mas suplicando misericórdia, encontrou perdão (Salmo 32.5): que Paulo ficou sozinho na hora do seu julgamento em Roma, sendo abandonado pelas pessoas que ele esperava ter ao seu lado, mas pôde desfrutar da presença de Jesus (II Timóteo 4.l6, l7). A leitura da Bíblia mostra que Deus é infalível, poderoso, misericordioso, presente, perdoador, amigo.
Conclusão
Existem pessoas que se relacionam com a Bíblia como se ela fosse um amuleto, um ornamento de mesa, um livro de estante, mas a maneira eficiente de se lidar com a Bíblia é considerá-la o meio por excelência pelo qual Deus fala ao coração de todo aquele que O busca e nEle confia.