6. A Música Espiritual

II Reis 3.11-18                

Introdução

  1. A música sempre fez parte da vida religiosa, principalmente de sua expressão cristã e, particularmente, da vida religiosa dos crentes. Desde a época de “Salmos e Hinos”, o mais antigo hinário publicado no Brasil, passando pela “Harpa Cristã”, pelo “Cantor Cristão” e atualmente pelo “Hinário para o Culto Cristão”, constata-se que os crentes sempre cantaram.
  2. Esse fato ganhou ainda mais proeminência após a década de 80, com o surgimento de Ministérios de Louvor como Koinonia, Diante do Trono, Toque do Altar, Somos Igreja, assim como de das bandas Rebanhão, Vencedores por Cristo, Logos, Oficina G3, Resgate, e ainda dos cantores e cantoras Marina de Oliveira, Cristina Mel, Fernanda Brum, Kleber Lucas, Aline Barros, Cassiane, Elizeu Gomes, Soraia Moraes, Carlinhos Felix, Thales e muitos outros. Milhões de crentes tem participado de eventos exclusivamente para cantarem através da música chamada “gospel”. Basta lembrar que o Ministério Diante do Trono levou 2 milhões de pessoas a uma de suas apresentações.

Desenvolvimento

1. Um dos efeitos que a maioria desses crentes, tanto do passado, como do presente, tem compartilhado é que nessas ocasiões, quando estão envolvidos pelos cânticos e pelos hinos, em louvor e adoração, eles experimentam a presença de Deus, sentindo seu poder, seu amor, sua graça, seus milagres, suas revelações.

  1. Quando você lê as páginas da Bíblia, encontra exatamente o que as pessoas hoje dizem que experimentam, quando estão louvando a Deus através dos hinos e cânticos.

2.1. Esta verdade pode ser confirmada através do fato de ser a música mencionada na Bíblia mais de 800 vezes, mostrando que através dela muitos crentes se colocavam diante de Deus com hinos e cânticos, tendo maravilhosas experiências com Deus.

2.2. Eliseu, como um desses crentes, era inegavelmente alguém que tinha porção dobrada do Espírito, pois abriu as águas do rio Jordão, encheu as vasilhas de azeite da viúva, multiplicou pães para 100 pessoas, ressuscitou a filha da sunamita, curou a lepra de Naamã,  tirou o veneno que havia na comida, fez flutuar o ferro de um machado e proporcionava às pessoas que o buscavam as revelações do Senhor.

2.3. Então, o que você descobre neste episódio registrado na Bíblia? Você fica sabendo que essas maravilhosas experiências que ele tinha com Deus eram precedidas pelo ato de cantar e louvar ao Senhor. Ele se preparou para receber a revelação do Senhor através dos cânticos e hinos de sua época. Ele disse:”tragam-me o instrumento e o instrumentista”. Queria estar envolvido pela música para ouvir a voz de Deus. Foi o que ocorreu!

  1. Eu sei que o ser humano gosta de música. O problema é que estão cantando apenas aquelas músicas que chamam de música para o coração, música para a mente, música para o corpo. Se continuarem apenas com essas músicas, as pessoas não irão ter experiências com Deus, porque experiências com Deus só acontecem através de músicas para o espírito – música espiritual.

3.1. Música que fez parte da vida de Samuel (I Samuel 10.5,6), de Davi (I Samuel 16.14-23), dos apóstolos com Jesus (Mateus 26.26-30), de Paulo e Silas (Atos 16.25).

3.2. Música que é a recomendada pelo apóstolo Paulo para que você seja cheio do Espírito de Deus, experimentando seus dons e seu fruto: Efésios 5.18-21.

Conclusão

  1. Embora milhões de crentes estejam indo aos shows para ouvirem cantores e cantores, bandas e ministérios, além daqueles que o fazem nos templos e nas casas durante os períodos de louvor na liturgia do culto, você pode se preparar para ter extraordinárias experiências com Deus através dos hinos e cânticos espirituais em seus momentos a sós, na sua intimidade espiritual, em seus atos particulares de comunhão com Jesus Cristo, fazendo do seu coração o altar de adoração ao Pai Celestial, como fazia Eliseu.
  2. Quanto mais você estiver cantando e louvando ao Senhor, mais você verá a manifestação do poder de Deus em sua vida e na vida de pessoas pelas quais você está orando. É o que numa época foi chamado de o poder do louvor!