82. Um Outro Espírito

Números 14.24 

Introdução

  1. A partir do momento quando uma pessoa decide se tornar crente em Jesus Cristo, a Bíblia ensina que nela passa a habitar o Espírito de Deus. Enquanto alguns têm apenas o seu próprio espírito ou recebe variados espíritos, o crente em Jesus se distingue por ser habitação do Espírito do Senhor. Então vamos dizer juntos: “Eu tenho o Espírito Santo”.
  2. Essa experiência também é concedida a todos os que decidem deixar o ateísmo, a idolatria, a feitiçaria e outras religiões para se tornarem crentes em Jesus. Quando isto acontece, naturalmente se tornam diferentes de outras pessoas e diferentemente recebem bênçãos que outros não ganham.
  3. Foi exatamente isto que Deus disse a Moisés sobre o jovem chamado Calebe, então com cerca de 20 anos de idade. Mostrou que nele havia um outro espírito, o Espírito de Deus, e, diferentemente dos outros jovens que com ele estavam, recebeu a benção de entrar na terra prometida...

 

Desenvolvimento

  1. Tudo começou quando doze jovens hebreus receberam a tarefa de espionar a terra prometida, então habitada por pessoas de vários outros povos (13.1,2)...
  2. Depois de espionarem a terra, as plantações, as cidades e o estilo de vida, voltaram com um relatório sobre o que haviam visto.

2.1. Dez deles voltaram apavorados, tremendo de medo, dizendo que seria impossível conquistar a terra porque nela habitavam homens poderosos (13.27,28)...

2.2. O efeito desse relatório sobre o povo foi terrível... Muitos começaram a chorar, lamentar e murmurar desesperados, desejando voltar para o Egito (14.1-3)...

2.3. Nesse momento que Josué e Calebe reagiram de modo diferente, dizendo que embora os inimigos fossem poderosos, Deus era mais poderoso e que deveriam depositar total confiança no Senhor (14.6-9).

2.4. Porém, o povo continuou assustado e incrédulo, murmurando e chorando. Consequentemente Deus sentenciou que nenhum deles iria receber a bênção, morrendo todos no deserto, a não ser Calebe e Josué, porque neles havia um outro espírito (14.26-32).

  1. A esta altura, certamente você estaria me perguntando que Espírito é esse que poderia trazer também as bênçãos de Deus para sua vida nos dias de hoje.

3.1. É Espírito que concede o otimismo de que as pessoas podem ter na vida o que Deus lhes prometeu em todas as áreas. O mesmo otimismo de Calebe (14.8)

3.2. É o Espírito que dá coragem às pessoas para enfrentar as dificuldades da vida, confiando no poder de Deus e do nome de Jesus Cristo. A mesma coragem que deu a Calebe (14.9).

3.3. É o Espírito que faz com que as pessoas sejam realmente espirituais e não apenas religiosas, fazendo a diferença como sal da terra e luz do mundo. A mesma diferença registrada por Deus (14.24).

 Conclusão

  1. Uma vez, uma fábrica de calçados enviou dois de seus vendedores a um lugar para saber qual poderia ser o resultado da venda de calçados entre os seus moradores. Dias depois um deles respondeu: “Não conseguiremos vender nada aqui, pois as pessoas andam descalças. Ninguém usa calçados”. O outro escreveu: “Teremos muito êxito aqui. Ninguém chegou antes ensinando a usar calçados. Nós seremos os primeiros”.
  2. Vários fatores fazem com que a vida seja vista com otimismo, coragem e espiritualidade, usufruindo das bênçãos prometidas por Deus. O principal deles é se tornar crente em Jesus para receber o Espírito de Deus.