João 5.45
Introdução
- Muitos de vocês já sabem da importância do Ministério Público, também conhecido por Procuradoria Geral de Justiça, principalmente nos dias da “Operação Lava Jato”. Nas instâncias Estadual ou Federal, através das Promotorias de Justiça, os cidadãos que tenham sido prejudicados podem ser atendidos em seus direitos. Os Promotores Públicos processam pessoas ou órgãos que tenham cometido crimes, delitos e infrações, garantindo o cumprimento das leis, zelando pela moralidade pública, pelos direitos sociais e individuais. No cumprimento de suas funções são conhecidos popularmente como aqueles que acusam.
- Embora os Promotores sejam muito importantes na sociedade, Jesus Cristo não quis, em termos espirituais, diante de Deus, exercer o papel de acusador.
2.1. Este fato me faz lembrar uma entrevista do Dr. Evandro Lins e Silva, famoso advogado de defesa, falecido em 2002. Nessa entrevista exibida pelo GNT, em 21/06/04, o repórter lhe perguntou por que havia se tornado advogado de defesa. Ele respondeu: “Depois de ter acusado um casal de médicos, no inicio de minha carreira, e saber que o médico suicidara-se no dia seguinte à sua condenação no tribunal, comecei a me sentir responsável e decidi nunca mais acusar”.
2.2. Embora seja por outras razões, o fato é que Jesus Cristo não quis e nem quer nos acusar NESTE TEMPO PRESENTE DE NOSSA EXISTÊNCIA... ELE QUE NOS DEFENDER! Nesse sentido, João apóstolo escreveu sobre a atuação de Jesus junto a Deus: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; mas se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2:1).
Desenvolvimento
- No caso dos judeus, eles já tinham quem os acusasse: Moisés. Ao mencionar Moisés, Jesus estava se referindo às Leis que existiam no Velho Testamento e que eles, os judeus, não estavam cumprindo. Pelo contrário: estavam transgredindo. Jesus não precisava acusá-los... As Leis de Deus já os acusavam...
- Essas mesmas leis de Deus continuam em vigor. Jesus disse: “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus” (Mateus 5.17-19). Por isso, com base nas leis de Deus, o apóstolo Paulo escreveu que “todos pecaram” (Romanos 3:23). Então, para nos acusar já temos a Lei de Deus.Também existe a consciência, a nossa consciência (Romanos 2:12-15)
- Finalmente, se não fosse suficiente, ainda tem Satanás, o grande Acusador (Apocalipse 12:10). O Acusador referido é o Diabo, a antiga Serpente, que depois de levar pessoas a pecarem fica acusando-as diante de Deus.
- Por tudo isso, como seres humanos que pecamos, que falhamos, que erramos, que transgredimos, nós precisamos de um advogado de defesa. Sem esse advogado de defesa, em vez de perdão, o que vamos receber é a condenação.
- O próprio Jesus Cristo, que nunca pecou, foi também acusado. Essa experiência está narrada em Mateus 27:11-14. Vivendo a triste experiência de ser objeto de acusação, mesmo sem ter cometido crime, Jesus sabe a importância de nos defender, exatamente porque somos pecadores. Como nosso Advogado Ele quer nos conseguir perdão, perdão dos pecados.
- Paulo apóstolo viveu a amarga experiência de não ter quem o defendesse perante as autoridades romanas que o julgavam. Ele escreveu: “Na minha primeira defesa ninguém me assistiu; antes todos me desampararam... Mas o Senhor esteve ao meu lado e... fiquei livre da boca do leão” (II Timóteo 4:16-17). Ele ficou sem defesa humana, mas teve a defesa espiritual de Jesus Cristo, como seu Advogado, o que fez a diferença no julgamento.
- A defesa que Jesus Cristo pode fazer em favor dos pecadores é tão eficaz que Paulo apóstolo escrevendo sua carta aos Romanos, afirma: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes, quem ressurgiu entre os mortos, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Romanos 8:33-34). Diante de Deus, toda acusação contra você será perdoada através da defesa que Jesus faz em seu favor, inclusive no tempo presente.
Conclusão
- Você falhou? Você errou? Você transgrediu? Você pecou contra Deus? Tenha Jesus Cristo como seu Advogado, pedindo que Ele o defenda e obtenha o perdão de Deus em seu favor. Só através de Jesus Cristo você será perdoado por Deus. Fale com Jesus agora, através de uma oração.
- Jesus começou a defender-nos ainda na cruz, quando disse: “Perdoa-os porque não sabem o que fazem” Diga a Ele: “Jesus, eu reconheço que pequei e peço que seja meu Advogado. Perdoa meus pecados e abençoa minha vida. Amém”.