Lucas 19.1-10
Introdução
- Entre as muitas experiências importantes que podem acontecer a uma pessoa, como conseguir um emprego, casar, construir uma casa, ganhar muito dinheiro, a Bíblia informa que a experiência da salvação é a mais importante de todas.
1.1. Era tão importante para Zaqueu que ele fez o que o possível para se encontrar com Jesus, recebeu Jesus Cristo em seu coração e ouviu Jesus garantindo-lhe a salvação que ele desejava.
1.2. Exatamente por causa dessa importância, você precisa estudar bem esse assunto para não incorrer no erro de pensar que salvação possa ser obtida através do ato de unir a uma igreja ou através do ato de ser batizado nas águas ou através da prática de boas ações ou ainda através de várias reencarnações.
- Para que você também tenha essa experiência, quero lhe falar sobre a natureza da salvação, sobre os estágios da salvação e sobre a perseverança na salvação.
Desenvolvimento
- Quanto à natureza da salvação, ao abrir as páginas da Bíblia para saber o que significa essa palavra, você vai ter uma idéia parcial no Velho Testamento e uma ideia completa no Novo Testamento.
1.1. No Velho Testamento, você encontra a palavra várias vezes, significando salvação de males, salvação de perigos, salvação dos problemas da vida e alcançando prosperidade temporal e terrena.
» A palavra “yasha” significa no Velho Testamento: “viver com abundância de bens, conseguir vitórias nas batalhas, escapar da opressão ou aflição, livrar-se da doença e da morte”.
» Em alguns salmos e nos profetas, encontra-se referência também ao pecado, mas é uma referência superficial, insuficiente, incompleta.
1.2. É no Novo Testamento que a ideia de salvação ganha uma ênfase espiritual e eterna. Neste caso, a salvação está basicamente associada ao pecado.
» Logo no início, essa ideia aparece quando Jesus recebe seu nome: Mateus 1.21.
» Também aparece logo nas palavras de João Batista (João 1.29).
» Diante de uma interpretação política, geográfica e material, Jesus ao final do seu ministério afirma: “O meu reino não é deste mundo” (João 18.36).
» Em vez de falar apenas em bênçãos abundantes, vitória sobre inimigos, escape das opressões terrenas, Jesus acentua o problema do pecado na vida humana: “Eu retiro e buscar-me-eis, mas morrereis nos vossos pecados. Se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados” (João 8.21,24)
» Então, o que Jesus Cristo faz é salvar do poder do pecado, da presença do pecado e das consequências do pecado na vida humana. Em outras palavras, significa que sem Jesus você vai levar uma vida sempre errando, não vai conseguir fazer as coisas certas e sempre vai ter sentimento de culpa. Pior ainda: vai morrer e vai para o inferno, condenado por toda a eternidade.
- A respeito dos estágios da salvação, você deve prestar atenção nas palavras que Jesus dirigiu a Zaqueu e está dirigindo a você: “Hoje veio salvação a esta casa...” Este aspecto trata de responder à pergunta: Quando a salvação se realiza? O crente já foi salvo, está sendo salvo ou será salvo? O correto é ensinar que os três momentos estão certos.
2.1. No caso de Zaqueu e no caso de qualquer um que se torne crente em Jesus, a salvação começa a ser experimentada imediatamente. Por isso o crente pode afirmar que tem a salvação eterna (João 6.47).
2.2. O crente está sendo salvo é uma afirmação da teologia batista, com base nos Bíblia original. Dr. Conner, teólogo batista, escreveu: “Em Efésios 2.8 Paulo diz que pala fé ‘tendes sido salvo’ e usa uma forma passiva e perfeita do verbo. O tempo perfeito no grego original expressa algo realizado no passado. Mas cujo efeito continua a se realizar no presente.” Além da base nos tempos dos verbos gregos, o Dr. Conner também se fundamente na ideia do crescimento espiritual, que mostra a salvação como um processo.
2.3. O crente será salvo explica que a salvação começa e continua aqui neste mundo, no tempo presente e futuro, mas vai se estender na eternidade. É a conhecida salvação escatológica. Depois de sua morte e nos últimas dias, depois que este mundo acabar, é que o crente vai experimentar a salvação em sua plenitude.
- Finalmente você tem a questão da perseverança na salvação, que está relacionada com a ideia relativa ao crente perder ou não perder a salvação. O assunto é tratado a partir do fato existirem pessoas que já foram crentes e hoje não são mais.
3.1. Temos acreditado que o crente não perde a salvação. Para explicar o que tem acontecido, nós dizemos que existe diferença entre ser crente e ser membro da igreja. Verdadeiramente, nem todo membro de igreja é crente. A Bíblia, inclusive menciona Simão, que disse ter acreditado em Jesus, foi batizado nas águas e frequentava igreja, até mesmo servindo a Deus. Todavia, no fundo do coração ele não era verdadeiramente crente em Jesus (Atos 8.12,13, 18-23).
3.2. Temos nos firmado nos textos bíblicos que qualificam a salvação como “eterna” (João 10.28,29; Romanos 8.30,38,39).
3.3. Temos explicado que há duas dimensões: a do poder de Deus e a do livre arbítrio humano. Deus salva, mas a pessoa é convidada a querer essa salvação. Uma vez realmente querendo ser salvo, Deus realiza esse querer da pessoa. Mesmo tendo falhas, mesmo sendo imperfeito, mesmo sendo incompleto, PORQUE CONTINUA QUERENDO, Deus sustenta o crente. Está sujeito a se afastar, a entristecer o Espírito e a até a ter dúvidas, mas continua querendo a salvação. Este fenômeno se chama perseverança. Enfim, a pessoa não desiste de ser crente e Deus sustenta esse insistência!
Conclusão
Uma vez experimentada a salvação em sua vida, ela será para sempre, proporcionando perdão, paz e alegria, alívio e descanso, proteção, libertação transformação, conforto e consolação, prosperidade e vida eterna.
Por isso eu pergunto: quer agora receber Jesus em seu coração?