55. Satanás Na Vida Dos Crentes

I Tessalonicenses 2.18

Introdução

  1. Se uma pessoa está possessa de demônios e se torna crente, Jesus expulsa esses demônios de sua vida e ela passa a estar continuamente sob sua proteção, à semelhança do que ocorreu com o Gadareno que chegou a ter milhares de espíritos imundos e Maria Madalena que tinha sete deles.
  2. Se outra pessoa está influenciada por Satanás, deixando-se levar por suas orientações para o fumo, a bebida, drogas, crime, prostituição, jogos, corrupção, idolatria, espiritismo, prazeres do mundo e da carne, a partir do momento quando se converte, Jesus a começa a mudar sua vida, ela se torna uma nova criatura e Satanás não tem mais poder de direcionar suas atitudes e comportamentos.

Desenvolvimento

  1. Infelizmente, todavia, parece que mais uma vez alguns pastores, padres, missionários e teólogos então ensinando diferentemente. Estão ensinando que crentes podem ser novamente envolvida por Satanás, podendo até mesmo por Satanás serem possessos.

1.1. Um famoso escritor evangélico da atualidade escreveu: “O cristão pode ter um demônio? Decididamente sim! Alguém pode ter um demônio sem estar possesso.As vezes isto acontece na carne, no corpo” Esse escritor famoso lido por muitos crentes que estão adotando suas idéias justifica a “demonização” do crente na separação entre corpo e espírito (Kennety Hagin, in   http://rinaldoeapalavra.blogspot.com/2008/11/pode-um-crente-ficar-possesso.html).

1.2. Na Grande Vitória, um preletor anda visitando igrejas batistas, presbiterianas, metodistas, pentecostais e ensinando a mesma coisa. Ele diz: “Eu creio na possibilidade de crentes serem invadidos por demônios... a maioria daqueles que estão envolvidos com o ministério da libertação em todo o mundo percebem que o endemoninhamento de crentes é uma possibilidade” (Alcione Emerich in bhttp://www.secrai.com.br/portal/modules/articles/article.php?id=9).

  1. É claro que esses ensinos para terem aceitação nas igrejas, eles precisam ter algum tipo de base bíblica. Que textos bíblicos eles usam para ensinar essas heresias?

2.1. Textos sobre pessoas: João 13.27: Satanás entrou em Judas. Atos 5.3: Satanás encheu o coração Ananias e Safira. I Tim 1.20: Himineu e Alexandre, entregues a Satanás. I Tim 5.15: Os que desviaram indo após Satanás.

2.2. Textos sobre a idéia - Efésios 4.27: Não deis lugar ao Diabo; I Pedro 5.8: O diabo procura a quem possa tragar; II Cor 2.19: Para que não sejamos vencidos por Satanás.

  1. Esses textos bíblicos não provam essa hipótese, pois não podemos esquecer que sempre existiram crentes verdadeiros e crentes falsos. A verdade é que há pessoas que inclusive pensam que são crentes, mas nunca viveram uma experiência verdadeira de conversão. É triste dizer que pessoas estejam na igreja ano após ano, mas não são crentes genuínos. São esses falsos crentes estão realmente sujeitos serem envolvidos por Satanás e até a serem por ele possessos.
  2. Mais ainda: certas expressões usadas sobre a relação de Satanás com os crentes verdadeiros não significam que os crentes verdadeiros estejam envolvidos ou possessos

4.1. Expressões semelhantes também foram usadas para descrever as investidas de Satanás contra Jesus: Jesus foi tentado pelo Diabo (Mt 4.1); O diabo o transportou à cidade santa (Mt 4.5); O Diabo o deixou (Mt 4.11); Disse-lhe o Diabo (Luc 4.3); O Diabo levando-o a um alto monte (Luc 4.5). Dizer que Jesus Cristo estava envolvido pelo Diabo ou por ele foi possesso seria a maior de todas as heresias.

4.2. Por isso, precisamos firmar nossas convicções nas expressões bíblicas que garantem a proteção do crente: “Fiel é o Senhor que vos confortará e guardará do Maligno” (II Tessalonicenses 3.3); “vencestes o maligno” (I João 2.13); “O Maligno não lhe toca” ( I João 5.18).

  1. A esta altura, vocês estarão me perguntando: Então, o que o Diabo pode fazer na vida do crente? Como o crente deve lidar com as ações do maligno na sua vida?

5.1. Neste exemplo na vida de Paulo apóstolo – um crente com verdadeira conversão, autêntica santidade e inegável espiritualidade - o que aconteceu é que o Diabo quis impedi-lo de ir à Tessalônica. Ele sempre quer impedir, tentar, provar, andar ao redor, destruir, levar, achar lugar, enganar, enfraquecer, esfriar, perturbar, dividir, acusar, difamar...

5.2. O que fazer nessas horas? Não diminua o poder dele, achando que você o vencerá num confronto direto, pois sendo ele um anjo, mesmo caído, foi feito acima dos homens. Na Batalha Espiritual descrita na carta aos Efésios você não ataca satanás, mas defende-se dos seus ataques (Efésios 6.10-17).

5.3. O que fazer nessas horas? Dirija-se sempre a Jesus Cristo, em oração, pedindo que Jesus mais uma vez desfaça as obras do Diabo em sua vida (I João 3.8). Jesus Cristo é quem protege você do Diabo. Jesus Cristo é quem afasta o Diabo de sua vida. Jesus Cristo é quem esmagará Satanás debaixo de nossos pés... Os pés são nossos, mas quem esmagará será Jesus! (Romanos 16.20).

Conclusão

Um homem chegou assustado numa cidade e perguntou quem era a pessoa mais poderosa, porque precisava de sua proteção. Disseram-lhe que era o banqueiro, por ter muito dinheiro. Procurado pelo homem em perigo, o banqueiro disse que tinha dinheiro, mas quem tomava decisões era o prefeito. Também procurado, o prefeito disse que tomava as decisões, mas dentro da lei e quem fazia as leis eram os vereadores. Procurado pelo homem, o presidente da câmara disse que realmente fazia as leis, mas o militar era o responsável pela segurança. Procurado, o militar disse que realmente procurava dar segurança, mas que o líder religioso era quem teria o poder espiritual. Procurado, o líder religioso admitiu que diziam ser ele poderoso, mas na verdade não conseguia vencer o Diabo. Procurando o Diabo, este confessou: Jesus Cristo, o Filho de Deus, é quem tem todo o poder no céu e na terra. O homem então se ajoelhou e orando disse: Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor dos Senhores, Rei dos Reis, eu preciso de tua proteção. Jesus, livra-me do mal, das pessoas más, das criaturas más e dos espíritos maus. Protege-me. guarda-me, Ó Jesus. Amém!