I Samuel 17. 40, 49
AS CINCO PEDRAS DA VITÓRIA
INTRODUÇÃO
- Jesus ao se dirigir às 7 igrejas do Apocalipse nos desafiou 7 vezes a sermos vitoriosos. Para nos motivar nesse desafio, Paulo apóstolo escrevendo aos Romanos chegou a afirmar que já alcançamos essa experiência, pois “somos mais do que vencedores por aquele que nos amou”.
- Buscando um exemplo bíblico para ilustrar como experimentamos vitórias nas luas da vida, lembrei de Davi ao vencer o gigante Golias com aquelas 5 pedras tiradas do riacho. Ele lutou com um inimigo dos povos e nações que lhes faziam guerras. Nós lutamos tanto contra o inimigo espiritual chamado Diabo, quanto lutamos contra adversários que surgem no dia a dia, querendo nos derrota.
- Se você me disser que ele não venceu com cinco, mas apenas com uma pedra, respondo esclarecendo que, na verdade, Davi nem teria vencido com as outras 4 tiradas do rio sem as cinco pedras da vitória estavam no seu coração, assim como também estão em nosso interior.
DESENVOLVIMENTO
- Davi venceu Golias porque usou a pedra da coragem. Na história, todos estavam com medo e ele disse: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele.” (17. 32) Diante de certos desafios na vida, a Bíblia é clara em afirmar que Deus não nos deu espírito de covardia, mas de coragem (II Tim 1.7). A coragem é um sentimento que nos dá firmeza para enfrentar situações e pessoas adversas.
- Davi venceu Golias porque usou a pedra da confiança. Davi disse mais tarde: “No dia em que eu temer eu de confiar em Deus” (Salmo 56.3). O medo aparece e domina quando deixamos de confiar em Deus. Davi disse, para lembrar sua confiança em Deus: “O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu” (17.37). É sempre bom lembrar vitória anteriores para renovar a confiança em Deus.
- Davi venceu Golias porque usou a pedra da espiritualidade. Ao perceberem que realmente ele iria lutar, quiseram colocar nele uma armadura protetora de material pesado. Então disse: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado” (17.39). Todos os soldados estavam acostumados aquela armadura como recurso humano, mas ele queria vencer com armadura espiritual mencionada pelo apóstolo Paulo na carta aos efésios.
- Davi venceu Golias porque usou a pedra da invocação do nome do Senhor. Para que não existisse dúvida, ele disse em alto e bom som que a vitória seria dada em nome do Senhor: “Você vem contra mim com espada, com lança e dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a quem você desafiou” (17.45). Quando os 70 discípulos voltaram de uma atividade missionária, eles comentaram com Jesus: “Pelo teu nome até os demônios se nos sujeitam” (Lucas 10.17). Jesus mesmo determinou que nós usássemos o seu nome.
- Davi venceu Golias porque usou a pedra do agir. O texto mostra que o gigante ficava falando, falando, falando. Às vezes a fala negativa produz o efeito de assustar. Nessas horas, a melhor opção é partir para ação. Existe lugar para planejamento, para orações e para ministração da palavra, mas tem que haver a hora da agir, senão nada acontece. A Bíblia diz que “somos feitura sua para as boas obras” (Efésios 2.10). Jesus disse: “Para que vejam vossas boas obras e glorifiquem ao Pai que está no céu” (Mateus 5.16).
CONCLUSÃO
Não foi apenas aquela única pedra atirada e nem as outras quatro tiradas do rio que deram vitória a Davi. Foram essas outras cinco pedras que todos nós também temos em nosso coração.
Se não existem mais filisteus, amorreus, jebuseus, cananeus que fazem guerra contra nós, “o Diabo, nosso adversário continua bramando como leão procurando a quem possa tragar”. Ele faz guerra contra nós através de seus demônios e de pessoas que o estão servindo. Por isso, assim como Davi venceu Golias, nós também precisamos continuar “sendo mais do que vencedores por Jesus Cristo”.