79. Amarrar Satanás

Mateus 12.29

AMARRÁS SATANÁS

Introdução

  1. Na medida em que o crente tradicional frequente igrejas pentecostais ou neo pentecostais e ainda faça leitura de livros por elas publicados e veja programas de televisão por elas produzidos, esse crente tradicional passa a acreditar em certas doutrinas que se tornam novidades.
  2. Uma dessas doutrinas é a que está contida no uso da expressão “amarrar Satanás”. Acreditando que é uma doutrina bíblica, passa a usar a expressão com frequência, inclusive como prática frequente. Não atenta para o perigo que está correndo ao pensar que é uma doutrina bíblica e não apenas uma expressão que se encontra na Bíblia.

Desenvolvimento

  1. A leitura de todo o texto bíblico vai mostrar que Jesus ao usar a ilustração do “valente” estava falando de Satanás. O problema é que a expressão “amarrar o valente”, isto é, “amarrar Satanás” aparece apenas uma vez em todo o Novo Testamento, repetida no mesmo contexto em Marcos e Lucas. Aparece, portando, apenas uma vez como metáfora, símbolo.
  2. A doutrina que existe em todo o Novo Testamento e que aqui também aparece é expulsar Satanás. Jesus aparece expulsando os demônios. Jesus dá autoridade aos apóstolos para expulsar os espíritos malignos, autoridade extensiva como “dom espiritual” a certos crentes. Não sendo doutrina do Novo Testamento o uso frequente da expressão é inadequado. A expressão correta, portanto, é “expulsar Satanás” quando existe uma batalha espiritual.
  3. O que a parábola diz é que as ações de Jesus em favor das pessoas ocorrem porque Satanás é amarrado, isto é, contido, reprimido, colocado como inativo. Na parábola, quanto à acusação de estar possesso de Satanás, a expressão quer esclarecer que o milagre só acontece porque há uma paralização da ação satânica. O inimigo, portanto, não está agindo através de Jesus, mas está contido, amarre por isso Jesus está fazendo a obra de Deus.
  4. A parábola, portanto, não pretende ensinar o uso da expressão como arma de guerra na batalha espiritual. Seu objetivo é esclarecer que o Diabo é colocado fora de ação através das ações de Jesus Cristo. A parábola pretende, assim, estabelecer a autoridade de Jesus sobre os demônios. Somente alguém mais forte do que o valente poderia entrar em sua casa e saquear seus bens depois de tê-lo amarrado. Jesus, em seus exorcismos, demonstra ser mais forte do que Satanás. Por isso, a parábola não quer deixar dúvidas de que Jesus é superior ao Diabo.

Conclusão

  1. Nós, os crentes tradicionais, temos lido a Bíblia de capa a capa e ponta a ponta, sem criar doutrinas baseadas em textos seletivos. Porque não há base bíblica suficiente, não queremos guiar os crentes por caminhos que parecem certos, mas que na verdade são heresias.
  2. Acreditamos na doutrina da expulsão dos demônios no poder e nome de Jesus, o que temos visto acontecer sem lançar mão da expressão “amarrar Satanás”. Aprendemos com a parábola que a expulsão dos demônios ocorre porque simultaneamente Satanás é contido. A expressão, como figura de linguagem, ocorre para explicar o que acontece através do agir de Jesus em favor das pessoas. Usar a expressão como doutrina expõe o crente ao perigo das heresias.