Lucas 24.1-6
ENDEREÇO ERRADO
Introdução
- Assim como os discípulos tinham ido várias vezes a Cafarnaum, Nazaré, Belém, Judeia, Samaria, Betânia, Sidom e Jericó, para encontrar Jesus, eles correram apressadamente até o cemitério no Horto das Oliveiras porque disseram que naquele endereço ele poderia ser encontrado. Eles tinham visto Jesus ser preso, condenado, crucificado, morto e sepultado naquele lugar. Neste caso, a expectativa era ver o corpo de Jesus naquele endereço indicado.
- Quando chegaram lá, no entanto, o que ouviram é que o endereço para encontrar Jesus estava errado. Os anjos disseram aos discípulos: “Por que buscais o vivente entre os mortos; ele não está aqui”.
Desenvolvimento
- Pensando em pessoas famosas que morreram e foram sepultadas, realmente se vocês forem aos mausoléus no Egito vão encontrar os restos mortais de faraós. Se foram a Abadia de Westminster, na Inglaterra, vão encontrar os restos mortais de reis e príncipes. Se forem a Washington, nos Estados Unidos, irão encontrar restos mortais de presidentes e senadores. Se forem em outros lugares vão encontrar restos mortais de parentes, amigos e celebridades. Todavia, se forem ao Horto das Oliveiras, em Jerusalém, não vão encontrar os restos mortais de Jesus Cristo, pois ele ressuscitou e está vivo.
- Uma vez eu li um texto que reproduzia um diálogo entre um mulçumano e um cristão. O mulçumano dizia ao crente: “Minha religião é melhor do que a sua, pois se eu for a Meca, na Arábia, vou encontrar os restos mortais de Maomé. Por isso, minha religião é melhor”. O crente então respondeu: “Amigo, a minha religião não é sustentada por um defunto. Nossa fé é sustentada por uma pessoa viva, que ressuscitou dentre os mortos”. Na sepultura no Horto das Oliveiras, em Jerusalém, não existe uma lápide dizendo: “Aqui jaz” ou “Aqui está Jesus”, pois esse não é o endereço onde podemos encontrar Jesus Cristo.
- Quando insistimos em fazer essa afirmação, os céticos e ateístas respondem dizendo que o corpo de Jesus não ficou na sepultura porque os discípulos o roubaram às escondidas durante a noite (Mateus 28.11-15). Ou dizem que ele sofreu um desmaio quando estava na cruz e depois que foi colocado na tumba, recuperou as energias e saiu andando, mesmo que a porta estivesse selada por fora, sem que pudesse abrir. Por isso, o apóstolo Paulo deu a resposta argumentativa que está em I Coríntios 15.12-20.
- Em outras palavras, ao ressuscitar dos mortos e sair daquele endereço no cemitério em Jerusalém, no Horto das Oliveiras, Jesus agora mudou para outros endereços.
4.1. Ele está no céu, à direita do Pai Celestial (Romanos 8.34; Hebreus 9.24; Atos 7.56
4.2. Ele está conosco, todos os dias, conforme prometeu (Mateus 28.20; 18.20).
4.3. Ele está em nosso coração, individualmente, preenchendo nosso ser interior: Apocalipse 3.20
Conclusão
No Dia de Finados, multidões de pessoas em várias partes do mundo saem de seus lares e se dirigem a incontável número de cemitérios, pois lá vão encontrar restos mortais de seus familiares, parentes e amigos. Nós, os crentes, não vamos a Jerusalém, no Horto das Oliveiras, para encontrar restos mortais de Jesus, porque ele ressuscitou dos mortos e está vivo. Nesta condição, ele garante nossa salvação eterna, nossa ressurreição também e os novos céus e a nova terra onde iremos morar.