139. Atitudes Para o Sucesso

Números 32.11,12; Deuteronômio 1.35,36; Josué 14.14

ATITUDES PARA O SUCESSO    

Introdução

  1. Vez por outra a mídia divulga nomes de pessoas que tem alcançado sucesso nas mais diferentes atividades. Essas pessoas passam a ser admiradas e quando entrevistadas sempre os repórteres perguntam os motivos, as razões, as atitudes que as levaram ao êxito.
  2. Se em diferentes atividades existem diversos motivos, na vida espiritual do crente o sucesso só chega quando ele faz o que a Bíblia diz que Calebe fazia. Eu lhes pergunto: Quais foram as atitudes de Calebe para ter sucesso? Qual foi o motivo do êxito daquele crente que se tornou famoso nas páginas da Bíblia?

Desenvolvimento

  1. Quero mostrar sua primeira atitude salientando o verbo seguir e seu significado.

1.1. Este é exatamente um dos verbos que estudo com grupos que aprendem sobre discipulado. Encontra-se 70 vezes nos evangelhos. Os discípulos de Jesus experimentaram poder e autoridade, sabedoria e fé, ousadia e graça, vitória e influência, porque decidiram estar sempre seguindo a Jesus, principalmente para aprender com Jesus como deviam agir nas mais diferentes situações da vida. Não é seguir nomes famosos na política, na literatura, nos esportes, nas artes, na filosofia, na ideologia, na religião. É seguir Jesus Cristo.

1.2. Se naquela época o ato de seguir a Jesus era visivelmente geográfico, hoje esse ato de seguir é basicamente espiritual, como nos dias de Josué. Josué “seguia ao Senhor” lendo as Leis de Deus e com Deus tendo comunhão através da oração. Hoje nós seguimos ao Senhor Jesus quando procuramos cada vez mais ler seus ensinos e cada vez mais estar com ele falando, através da oração.

1.3. Constate você também a atitude pela qual os apóstolos experimentaram sucesso e que ninguém pode negar: Atos 4.13. Isto significa claramente seu sucesso na vida espiritual e em qualquer outra atividade que você venha a exercer vai depender dessa comunhão com Jesus.

  1. Quero agora salientar a segunda atitude destacando a expressão “perseverar”.

2.1. Esta é uma das mais importantes doutrinas bíblicas e que não tem recebido a devida atenção. Tanto é verdade que esta é uma das razões por que às vezes uma pessoa vem para a igreja e meses depois ela não está mais na comunhão. Tanto por causa do caráter quanto por causa da falta de pregação sobre esse ensino bíblico.

2.2. Para que vocês hoje percebam a importância dessa doutrina, convido a lerem sobre ela em alguns textos, a saber: Mat. 10.22; 24.13; Marcos 13.13; Lucas 8.15; Romanos 2.7; Efésios 6.18.

2.3. Agora, vejam o que foi “perseverança” na vida de Calebe e que Jesus quer que seja em sua vida lendo Josué 14.7 – 11. Quarenta e cinco anos haviam se passado, mas ele permaneceu crente, corajoso e obediente. Em linguagem simples, perseverança significa exatamente essa capacidade de continuar crente, continuar fiel, continuar corajoso, continuar disposto a fazer a vontade de Deus. Alguém já disse que o brasileiro “não desiste nunca”. Pois é ser brasileiro nessa atitude e ser crente no objetivo espiritual.

Conclusão

  1. Se você agir à semelhança de Calebe, certamente o sucesso também vai acontecer em sua vida. Em nossa linguagem de crente: você será um “abençoado”. Você quer?
  2. É verdade que outras pessoas também experimentam sucesso sem Jesus, mas o detalhe é que o sucesso deles é temporário, efêmero, passageiro. Não conseguem “tirar força da fraqueza, vitória do fracasso, alegria da tristeza...”.
  3. Aconteça o que acontecer em sua vida, o que Jesus espera de você é exatamente essas atitudes de Calebe. Ano após ano, permaneça seguindo com Jesus.