Radioamadorismo Espiritual

PALESTRA EM ENCONTRO DE RADIOAMADORES

Mateus 11.15; 13,9

RADIOAMADORISMO ESPIRITUAL

Introdução

  1. Para superar as dificuldades de comunicação entre pessoas distantes uma das outras, no século XIX foi descoberta a existência das ondas eletromagnéticas, através das quais foi iniciada a transmissão de mensagens em sinais. No início do século XX, foi possível a transmissão das músicas e da voz humana por radiofusão. No processo, as ondas sonoras são transformadas em ondas elétricas, que são transmitidas por antenas, irradiadas em forma de ondas eletromagnéticas, viajando pelo espaço e alcançando longas distâncias.
  2. No caso de Jesus Cristo, quando quis transmitir sua mensagem para as pessoas de sua época, seu maior problema não era a distância, que acabou sendo superada através da ação missionária, quando seus apóstolos foram de lugar em lugar para pregar. Seu maior problema era fazer com que as pessoas que estavam perto e podiam ouvir sua voz diretamente, realmente entendessem o que ele falava em alto e bom som. Por isso, várias vezes dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Ele queria dizer: Além de escutar, procurem entender.

Desenvolvimento

  1. Um radioamador para ouvir, ser ouvido e entender o que esteja sendo transmitido através do seu equipamento precisa fazer testes técnicos. De acordo com a legislação, se for aprovado, recebe um prefixo exclusivo, devidamente registrado no Órgão competente. Filiando-se à Liga dos Amadores Brasileiros, opera numa faixa abaixo de 200 metros, em caráter não comercial e não profissional, usando um aparelho receptor e transmissor.
  2. Para ouvir e entender o que Jesus Cristo queria dizer naqueles dias e continua dizendo em nosso tempo, as pessoas também precisam estar habilitadas e, neste caso, a habilitação é espiritual. As pessoas precisam ter sensibilidade espiritual.

2.1. Num dos seus ensinos, Jesus Cristo esclareceu que muitas pessoas não tem sensibilidade espiritual porque estão com o coração endurecido (Mateus 13.14-16).

2.2. Paulo apóstolo tornou a citar esse texto quando tentava ser ouvido pelos moradores da cidade de Roma (Atos 28.23-27).

  1. Pensando especificamente nos radioamadores, para que possam ouvir e entender o que Jesus Cristo continua dizendo através da Bíblia e da pregação, eles precisam mais do que equipamentos sofisticados. Os radioamadores, como pessoas, também precisam ter um coração sensível à voz do Espírito de Deus.

3.1. Precisam ouvir que em Jesus Cristo existe perdão de todos os seus pecados, para que tenham paz com Deus e consigo mesmos (Marcos 2.5).

3.2. Precisam ouvir que em Jesus Cristo existe salvação eterna, tendo a promessa do Paraíso para quando chegar a hora da morte (Lucas 23.43).

3.3. Precisam ouvir que em Jesus Cristo existe possibilidade de terem sua vida transformada, passando a ter um novo modo de viver (II Coríntios 5.1’7).

Conclusão

Se eu fosse radioamador, não poderia fazer transmissão de assuntos comerciais, políticos, raciais e também religioso. Sim, no aparelho de transmissão eu não poderia falar sobre Jesus Cristo. Ocorre, todavia, que como estou fazendo uma palestra e quero que vocês também se tornem crentes em Jesus Cristo, vou citar mais um texto bíblico, que diz: “Hoje, se ouvirdes a voz do Espírito, não endureçais vossos corações” (Hebreus 3.8,15; 4.). Ouçam, entendam e acreditem.