90. O Começo do Fim

Marcos 13.1-8

Introdução

  1. Há algum tempo uma revista popular de cunho científico tratou exatamente deste assunto revelado por Jesus Cristo neste sermão profético.

1.1. A capa da revista estampo como manchete: “O Fim do mundo começou... Enchentes, epidemias, furacões – para os cientistas, o apocalipse já começou...” (Superinteressante: O fim do mundo começou.
Edição 218 - outubro 2005).

1.2. No artigo que a revista publicou, o autor informou: “A temperatura média do planeta subiu 0,7°C no último século... geleiras tidas como eternas começaram a derreter, enchentes e secas se tornaram mais violentas, ondas de calor mataram milhares e um furacão fez sua estreia no Brasil. E o pior, foi só o começo” ...

  1. Quando anunciou o fim do mundo, Jesus Cristo teve o cuidado de esclarecer que os sinais por ele referidos seriam o princípio das dores.

Desenvolvimento

  1. Eu sei que não é nenhuma novidade os pastores, evangelistas, pregadores, profetas estarem dizendo que o mundo vai acabar.

1.1. Foi o próprio Jesus Cristo que ensinou isto em seu sermão profético registrado nos três evangelhos, inclusive aqui em Marcos.

1.2. Os apóstolos, principalmente Paulo e Pedro, assim escreveram (I Tessalonicenses 5.1-3; II Pedro 3.7-10).

1.3. Billy Graham, que foi o pregador mais ouvido em toldos os tempos e em todos lugares insistiu em continuar dizendo a mesma coisa, inclusive através do seu livro “O Mundo em Chamas”.

  1. O problema para a maioria das pessoas é que esta mensagem pregada há tantos anos caiu no descrédito, pois sempre foi pregada por religiosos e o mundo até não acabou. Todavia, agora são os cientistas que estão informando que fim do mundo já começou, principalmente por causa do aquecimento da terra, do tsunami que atingiu a Ásia, matando 260 mil pessoas no início de 2005 e do furacão Katrina que destruiu cidades em três Estados ao sul dos Estados Unidos matando quase 2 mil pessoas, em 2005.
  2. Um grupo de 2 mil cientistas prepararam um relatório para a ONU, assim como outros grupos, fazendo as seguintes revelações:

* secas e enchentes afetam os celeiros do mundo, aumentando ainda mais a fome;

* as próximas guerras serão feitas não por causa de ideologias, mas por causa sobrevivência;

* mortes por guerras e fome e chegarão aos milhões até a população ser reduzida;

* rebeliões e conflitos internos se estabelecerão na Ásia e África do Norte com morte de milhões de pessoas por causa do esgotamento de água e alimentos;

* a proliferação de armas nucleares será inevitável por mais e mais países, seja por motivo de defesa ou invasão;

* a elevação do nível de água dos mares invadirá as praias e cidades, destruindo casas e prédios, obrigando populações inteiras a se mudarem para não ficarem debaixo de enchentes.

Conclusão

  1. Inegavelmente esses acontecimentos irão causar muitas dores... Aliás foi por isso mesmo que Jesus quis nos prevenir e alertar que seriam apenas o princípio das dores. As multidões do mundo vão entrar em pânico quando tudo isto estiver acontecendo, mas nós podemos ter uma outra experiência. Ao nos tornarmos crentes em Jesus, podemos nos preparar através dos seus prévios ensinamentos. Como ele mesmo queria, ao nos dizer: “não vos perturbeis”. Mais ainda: podemos como crentes em Jesus Cristo buscar proteção e segurança, conforme ele prometeu.
  2. Tornando-se crente em Jesus Cristo hoje, Deus lhe dará tranquilidade e paz, garantindo inclusive a salvação eterna, indo para o céu.