Colossenses 3.1-4
Introdução
- Em abril de 2007 foi divulgada noticia de que um pequeno camundongo branco atrasou a viagem de um Boeing 777 que saiu do Vietnã para Tóquio. O camundongo passou correndo entre as poltronas, sendo visto por um passageiro que avisou a tripulação. Técnicos foram enviados para matá-lo e essa tarefa durou quase 4 horas. (http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=12433). Todo esse esforço foi feito porque sendo um roedor, ele poria em risco o sistema elétrico-eletrônico da aeronave.
- Este episódio me fez lembrar outro caso no início da aviação aérea, quando um piloto percebeu já voando que havia um ruído estranho, semelhante de um rato roendo uma peça do avião. Sabendo dos danos que o animal poderia causar no sistema elétrico e pensando no que iria fazer, lembrou-se de alguém ter dito que o rato não sobreviveria acima de certas altitudes. Então, ele fez o avião voar ainda mais alto, até que não ouviu mais o ruído do rato. Ele dizia ao co-piloto: “Vamos cada vez mais alto até o rato morrer!” Ao pousar e procurar o animal, encontrou-o morto atrás de sua cadeira, na cabine (http://ismaelitanasc.blogspot.com/2009_02_08_archive.html).
- Uma vez o profeta Isaías vendo que muitas pessoas estavam aflitas, sobressaltadas, ansiosas, amedrontadas, dizia a Deus em oração: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti” (Isaías 26.3. Em outras palavras, se você firmar seu pensamento em Deus que está no céu, a ansiedade irá embora, o medo vai desaparecer, a angústia se esmaecerá. Quanto mais você pensar em Deus que está no céu, mais haverá paz em sua alma.
Desenvolvimento
- Para ajudar os crentes em Jesus Cristo que eram membros da igreja de colossos a não se deixarem levar pela carnalidade, Paulo também entendeu que a solução para esse problema era orientá-los a “buscarem as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus”. Completou escrevendo: “Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra”.
1.1. Enquanto as pessoas não são crentes, elas gostam de desfrutar dos prazeres do mundo, tem satisfação em aceitar as ofertas do Diabo e se deleitam em dar vazão à carne, deixando-se levar pelo pecado em suas múltiplas formas.
1.2. Uma vez que experimentem a conversão, movidos pela Palavra e pelo Espírito de Deus, os crentes querem viver corretamente, procurando seguir os mandamentos e pautando por uma vida de santidade.
1.3. A partir daí começam o ocorrer os conflitos internos, quando a carne luta contra o Espírito e o Espírito luta contra a carne. Se o crente peca, uma certa tristeza se instala em se coração, uma decepção consigo mesmo se apodera de sua alma e seu espírito fica sem graça diante de Deus.
1.4. Nesse texto, Paulo apóstolo então nos ensina: “Busquem as coisas que são e cima, onde Cristo está assentado à direta de Deus. Pensem nas coisas que são de cima e não das que são da terra”. Um dos modos de se encontrar a vitória sobre o Diabo, o mundo e a carne é pensar em Jesus Cristo que está no céu.
-
Agora, se você ainda não percebeu, quero destacar a importância que ele dá ao ato de pensar.
2.1. O pensamento é mais importante do que os sentimentos, do que os impulsos, do que os comportamentos, do que as atitudes. Melhor dizendo: tudo o que acontece em sua vida poderá ser controlado pelo pensamento.
2.2. Mais ainda: pesquisas mostram que pensar positivamente faz bem à saúde, é um poderoso fator antiestresse e proporciona uma qualidade de vida melhor a seus praticantes.
2.3. Quer também ter vitórias espirituais em sua vida de crente, tendo uma vida cada vez mais santificada e afastada do pecado, então concentre seus pensamentos, firme seu pensar, fixe sua mente em Deus, em Jesus Cristo. Na Bíblia da Linguagem de Hoje: “Ponham seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está assentado ao lado direito de Deus”.
Conclusão
Para matar o camundongo que poderia roer as estruturas do avião, o piloto foi o mais alto que pode. Você também para vencer o pecado que poderia corroer sua vida espiritual precisa cada vez mais se ligar em Deus, buscar Jesus e pensar nas coisas celestiais. Esse é um modo espiritual de viver nas alturas.