110. Jesus Transforma Pessoas

Lucas 18.8.9

JESUS TRANSFORMA PESSOAS

Introdução

  1. É verdade que Jesus foi convidado a transformar pedras em pão e também é verdade que ele transformou água em vinho.
  2. O que Jesus Cristo, no entanto, quer fazer é transformar pessoas.

2.1. Transformar bêbados em sóbrios, ciciados em libertos, guerreiros em pacificadores, devassos em íntegros, mentirosos em sinceros, infiéis em leais, irreverentes em respeitosos, transgressores em obedientes, preguiçosos em trabalhadores, carnais em espirituais.

2.2. Jesus quer transformar pessoas como transformou Zaqueu de ladrão em honesto.

Desenvolvimento

  1. Embora existam controvérsias no campo da Psicologia se a personalidade pode ou não ser transformada, as experiências vividas por incontáveis pessoas é que, através de Jesus Cristo, conseguiram mudar hábitos, atitudes, comportamentos.
  2. O exemplo de Zaqueu é uma demonstração clara desta verdade. Depois de muitos anos se aproveitando da função de cobrador de impostos para lesar pessoas e enriquecer de maneira ilícita, claramente se dispõe a consertar sua atitude e a devolver o que havia roubado dos contribuintes.
  3. Escrevendo sua carta aos coríntios, Paulo apóstolo menciona um grupo de pessoas com variados pecados e afirma terem sido transformados. Diz que antes de Jesus Cristo eles eram “devassos, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, aventureiros, bêbados, maldizentes, roubadores sem condições de herdarem o Reino de Deus, mas que através de Jesus Cristo foram lavados, santificados, justificados ( I Coríntios 6.10.11).
  4. Não é uma experiência resultado de esforço pessoal, de vontade própria, de promessas feitas, de votos deliberados. A verdade é que não existe na natureza humana condições para a pessoa transformar a si mesma ou a quem quer que seja. Não faltam exemplos de pessoas que tudo fizeram para mudar de vida, mas não conseguiram e acabaram desistindo.
  5. Como então as pessoas podem ter essa experiência de mudança? O poder vem de Jesus Cristo, concedido a todo aquele que nele crê e deseja ter uma nova vida. Foi assim com Zaqueu que chegou a subir numa árvore para ver Jesus, tamanho o seu interesse. Foi assim com muitas outras pessoas cujas histórias estão registradas no Novo Testamento. Tem sido assim na vida de muitos que aqui estão participando deste culto e podem confirmar.

Conclusão

  1. Susan, uma menina de 9 anos, escreveu uma carta para o pastor da igreja pedindo orações porque sua mãe era totalmente viciada em drogas e prejudicava a vida da família. Tempos depois, o pastor recebeu outra carta em que Susan dizia ter 12 anos e que estava muito feliz porque sua mãe havia e tornado crente e havia sido liberta das drogas e tinha uma nova vida.
  2. Todo aquele que verdadeiramente se torna crente em Jesus vai experimentando transformações em sua vida. Podem ser repentinas ou lentas, podem ser radicais ou suaves, podem ser grandes ou pequenas, mas acontecem. É verdade que nem todos querem mudar, mas se alguém quer ver mudanças em sua vida, esse alguém precisa de Jesus Cristo.