1. A Importância das Doutrinas

Mateus 16.5-12

Introdução

  1. Na Introdução do livro “Verdades Fundamentais”, E. F. Ewton escreveu: “Um batista sem doutrina é um batista sem firmeza, de um batista sem firmeza não se pode depender...”
  2. Falando da multiplicação atual de seitas, igrejas e denominações, o então presidente da CBB, em 1987, em entrevista já alertava: “...entendo que diante dessa realidade as igrejas batistas do Brasil precisam se preocupar com três questões fundamentais. Primeira questão: precisamos nos aprofundar no conhecimento de nossas doutrinas. É necessário de cada batista saber exatamente por que é batista (J Batista, 17.5.87).
  3. Em seus dias, quando estava iniciando sua igreja, Jesus dizia aos seus primeiros discípulos: “Cuidado com as doutrinas dos fariseus”. Eles pensaram que Jesus estava falando de fermento de pão. Jesus esclareceu que estava se referindo a doutrinas.
  4. Para você que não sabe, “doutrina é o conjunto de ensinos dos partidos, das ideologias, das igrejas, das religiões”. Na igreja, além de cantar, orar, ter comunhão, adorar, praticar a beneficência pessoas estão também seguindo doutrinas, mesmo que disso não tenha consciência. A pergunta então é: “Quais são os ensinos que você está seguindo? Que doutrinas estão fundamentando sua fé?”

Desenvolvimento

  1. Na época de Jesus, dentre os grupos religiosos existentes, Ele destacou dois deles: os fariseus e os saduceus. Você pode ver o perigo das doutrinas dos saduceus em Marcos 12.18. Também pode ver o perigo das doutrinas dos fariseus em Atos 15.5.
  2. Os textos mostram que se os primeiros discípulos não tivessem ficado firmes nos ensinos de Jesus, registrados no NT, então hoje  nós NÃO ESTARÍAMOS CRENDO na existência do espírito, na atuação dos anjos, na ressurreição, na vida eterna, no paraíso. HOJE, NÓS ESTARÍAMOS praticando a circuncisão, guardando os 6l3 mandamentos da tradição judaica, reunindo-nos aos sábados.
  3. A esta altura, provavelmente você estaria me dizendo: “Mas pastor, hoje não existem fariseus e saduceus.” Eu lhes respondo!

3.1. Hoje os grupos religiosos têm outros nomes, mas continuam tendo as mesmas doutrinas e até acrescentaram ainda outras mais, fazendo uma salada mista com todo tipo de doutrinas, uma colcha de retalhos com uma variedade de ensinos.

3.2. Atualmente há uma incontrolável disseminação de doutrinas através de livros, jornais, televisão, internet, congressos, encontros...

3.3. A situação se agrava quando você percebe que a variedade das igrejas evidencia a variedade de doutrinas, a começar pelo nome das igrejas que tem aparecido. Além das tradicionais igrejas luteranas, anglicanas, congregacionais, presbiterianas, metodistas, pentecostais e neo-pentecostais, já existem listas com mais 200 nomes de igrejas, as quais já em seus nomes revelam heresias.

  1. Eu penso que vocês precisam lembrar a advertência que Jesus fez a igreja de Pérgamo: “Tenho contra ti a presença dos que seguem a doutrina de Balaão. tens também alguns que seguem a doutrina dos nicolaítas.” Balaão e Nicolau hoje têm outros nomes. Nós corremos o risco de não perceber que uma variedade de doutrinas está entrando nas igrejas igrejas através de músicas, folhetos, documentos, palestras, pregações... Se permitirmos essa variedade, daqui a algum tempo não estaremos mais sendo fiéis às doutrinas de Jesus.

Conclusão

  1. Jesus disse à igreja de Filadélfia: “Guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”.
  2. Por isso quero terminar lembrando com vocês Mateus 28.19,20. Então, o valor em ser batista está nestas atitudes: pregar o nome de Jesus e ministrar os ensinos dele!
  3. Nas descobertas sobre a destruição de Pompéia através do vulcão Vesúvio, em 79, as escavações revelaram corpos petrificados em diferentes posições, entre os quais os corpos das sentinelas de pé, na porta da cidade, com lança na mão. Mesmo a terra tremenda, as labaredas descendo, a fumaça envenenando, as pessoas desesperando, as sentinelas permaneceram firmes, protegendo a cidade. O que Jesus Cristo espera de uma igreja cristã é que seus membros permaneçam a Ele fiéis, perseverando unicamente em seus ensinos como sentinelas doutrinárias.