Mateus 19.4-6
Introdução
A maioria dos namorados e noivos sonha com a possibilidade da chegada deste dia, quando finalmente tem celebrada a cerimônia de casamento. Chegado este dia, a maioria das pessoas sonha com a possibilidade de ficar casados para sempre.
- Aliás, exatamente para ajudar os casais a verem esse sonho plenamente realizado, existe até um Ministério chamado “Casados Para Sempre” através de estudos, encontros, congressos.
- Mais do que um sonho a ser realizado e do que ser nome e um ministério para casais, estar casado para sempre foi a recomendação de Jesus Cristo aos seus seguidores.
Desenvolvimento
- Ao fazer esta recomendação que chega a vocês e a todos os casais que a desejarem, Jesus estabeleceu uma motivação bíblica. Embora sejam importantes os artigos, as revistas, os livros que procuram oferecer orientações aos casais para resolverem seus problemas, ajustarem suas diferenças e vencerem as tentações à infidelidade, Jesus apresentou a Bíblia como motivação básica.
1.1. Ao lerem a Bíblia vocês e todos os demais casais que estão aqui presentes aprendem com Jesus que estar casado para sempre é vontade de Deus. Quando a vontade de Deus se chocar com a vontade de outras pessoas, a vontade de Deus deve prevalecer. Quando se conflitar com a própria vontade, a vontade de Deus deve ser determinante. Isto quer dizer que se vocês levarem em consideração a vontade e Deus, vocês ficarão casados para sempre!
1.2. Ao lerem a Bíblia, vão aprender com Jesus que Deus continua interessado em tudo o que acontece aqui na terra, entre as famílias e os casais. Deus não criou o mundo e foi embora, deixando-nos entregues a nós mesmos e a Satanás. A presença de Jesus é cultivada pelos casais, pois sendo dois podem desfrutar de sua promessa: “Quando dois ou três se reunirem em meu nome estarei no meio deles. Ainda que seja importante a experiência de estar a sós com Deus, também é importante estarem os dois juntos em coração. Desfrutando da presença de Deus vocês poderão ficar casados para sempre. A presença de Deus dará solução aos problemas que surgirem quando ocorrem conflitos, divergências, tensões entre os dois e a fala de um ao outro não ajuda, gerando ainda mais dificuldades. É só falar com Jesus que os problemas começam a ser resolvidos.
- Ao fazer essa recomendação, Jesus revelou que o segredo de um casamento abençoado está também na atitude de intencionalmente ficaram juntos a maior parte do tempo que for possível.
2.1. Aliás, é interessante a quantidade de assuntos e livros sobre matrimônio que tem exatamente este título. Alguns exemplos: O Segredo de Um Casamento Feliz, O Segredo de Um Lar Abençoado, O Segredo do Casamento Perfeito, o Segredo da Vida a Dois.
2.2. Jesus revelou que o segredo é a unidade do casal. Na matemática, a professora pergunta “Quanto é 1 mais 1?”. A resposta certa seria 2. No ensino e Jesus, inclusive baseado em sua própria relação com Deus, a resposta é 1.
2.3. Essa unidade, de modo prático no dia a dia, torna-se visível quando o casal tem um só pensamento, um só sentimento, uma só vontade, um só comportamento. É a unidade prevalecendo sobre a individualidade.
Conclusão
Considerem essas palavras de Jesus Cristo e certamente vocês também ficarão casados para sempre!