51. Convite Cancelado

Lucas 14.15-24

Introdução

  1. Quando vocês forem convidados para aniversários, casamentos, almoços, jantares e eventos que nada tenham de mal, vocês devem aceitar e participar.
  2. Seja pessoalmente, seja pelos correios, por e-mails ou por torpedos ou zapp, o pressuposto é de que vocês estão sendo honrados e privilegiados.
  3. E se o convite vem da parte de Jesus, então a aceitação deve ser imediata e prazerosa, pois as bênçãos prometidas são as mais variadas, principalmente eternas e espirituais.

 Desenvolvimento

  1. Por isso, ao contar essa parábola, embora os convidados tivessem sido honrados e privilegiados, Jesus afirmou que não participariam das bênçãos prometidas. Se alguém quisesse saber o motivo, Jesus deu ao contar a parábola. Por não terem aceitado o convite, o mesmo havia sido para eles cancelado. O rei fora categórico: “Nenhum daqueles convidados provará da minha ceia”. Em outras palavras, nossa rejeição ao que Deus nos oferece também faz com que Deus mude a sua atitude de nos abençoar.
  2. O característico básico do convite feito na parábola era o de ser aceito. Não era um convite para cumprir uma regra social. Não era um convite igual a outros convites. Não era um convite que pudesse ter uma negação justificável. Ao contar essa parábola, Jesus quis dizer que, aplicando ao mundo espiritual, um convite da parte de Deus para você não é um convite qualquer que possa, em nossa linguagem contemporânea, ser democraticamente rejeitado.
  3. Pior ainda se as razões apresentadas forem justificativas fajutas, desculpas esfarrapadas, explicações sem sentido lógico, motivos idiotas. Observem as razões apresentadas na parábola: ninguém em são juízo compra uma junta de bois sem experimentá-los; ninguém adquire uma propriedade sem primeiro ver o que está comprando; ninguém se casa e por causa do casamento deixa de fazer outras coisas.
  4. Jesus está sempre nos lembrando através desta parábola que desculpas, justificativas, razões e motivos por nós apresentados a Deus quando ele nos convida para ser abençoados correm o risco de não se sustentarem diante Dele, principalmente porque Ele sabe todas as coisas!

 Conclusão

  1. No enredo da parábola, outras pessoas que não eram dignas, honradas e privilegiadas foram convidadas e aceitaram o convite.
  2. Por isso, o Espírito Santo está ministrando hoje ao seu coração para aceitar os convites que Deus lhe faz. Nesse sentido, a Bíblia diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais vossos corações”.
  3. Para ajudar vocês: a) se o convite é para aceitar Jesus e se tornar crente, então aceite esse convite e tome essa decisão agora; b) se o convite é para pedir o batismo bíblico de imersão nas águas, diga sim e comece a se preparar para ser batizado; c) se o convite é para assumir um compromisso na obra de Deus, realizando serviço cristão, responda dizendo: “Deus pode contar comigo”; d) se o convite é para entregar seus dízimos ou ofertas, não deixe de contribuir mensalmente; e) se o convite é para viver uma vida santificada, aceite o desafio e comece hoje.
  4. Não tenha dúvida quanto ao que Jesus quis dizer nesta parábola, principalmente quanto à sentença dada pelo rei: ”Nenhum daqueles convidados provará da minha ceia”.