20. Deus É Grande

Salmo 48.1

DEUS É GRANDE

Introdução

  1. Na Bíblia existem várias afirmações que se pode aprender a respeito de Deus. Podemos dizer: Deus é bom, Deus é amor, Deus é poderoso, Deus é presente, Deus é amigo, Deus é longânimo, Deus é protetor, Deus é eterno...
  2. Hoje, todavia, o que o Espírito Santo insistiu, em meu coração, foi que nós pensássemos nessa declaração do salmista, quando ele escreveu: Deus é grande”. Aliás, em vários momentos o salmista diz e repete: “Deus é grande” (Salmo 86.10; 135.5; 145.3)

Desenvolvimento

  1. É evidente que podemos ser ajudados a IMAGINAR o quando Deus é grande através daquilo que sabemos do universo, que foi criado por Deus.

1.1. Podemos imaginar o quanto Deus é grande através do tamanho do universo. Esta foi a tese de Paulo na carta aos romanos: “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Romanos 1.20).

1.1. Então, vejamos o que a astronomia nos informa:  na Via Láctea, onde está o sistema solar, uma galáxia de tamanho médio comparada com outras, existem entre 200 a 500 bilhões de estrelas. Além desta, existem mais de cerca de 1 trilhão de galáxias, somando mais de cem trilhões de bilhões de estrelas.

1.2. Para você entender a razão de citar todos esses números, veja o que a Bíblia diz sobre o tamanho de Deus e o tamanho do universo: “Os céus manifestam a glória de Deus” e “Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter” (Salmo 19.1; I Reis 8.27).

  1. Todavia, o que a declaração do salmista quer é nos ajudar a EXPERIMENTAR o quanto Deus é grande na solução dos grandes problemas da vida. Não apenas imaginar, mas experimentar...

2.1. Podemos começar lembrando as palavras de Paulo aos efésios: “Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós” (Efésios 3:20).

2.2. Consequentemente lembrar e aplicar aquela recomendação que você certamente já leu em algum lugar ou ouviu de alguém: “Não diga para Deus o tamanho do seu problema, mas diga para o problema o tamanho do seu Deus”.

1.3. Finalmente, entender a razão por que Deus também permite grandes problemas em sua vida, em sua família, em suas atividades... Nos pequenos problemas que você mesmo resolve, você desenvolve sua confiança em si mesmo.  Nos grandes problemas que você pede ao Pai Celestial pra resolver, você vai desenvolver sua confiança no poder de Deus.

1.4. Foi nesse objetivo que Jesus ensinou quando os discípulos apresentaram um grande problema: “Aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível”. Jesus queria que fôssemos falar com Deus.

Conclusão

Vou terminar com um raciocínio simples:  Se você não tiver grandes problemas não irá experimentar o quanto Deus é grande, pois serão resolvidos por você esmo.  Só os grandes problemas farão buscar a Deus, clamar pelo seu poder e depois dizer: Deus é grande!