Filipenses 1.12-14
Introdução
- As coisas acontecem na vida das pessoas por várias razões: decisões erradas (Caim, Absalão, Mical, Judas, Ananias e Safira, Demas), atitudes dos outros (filhos de Jacó e a esposa de Potifar em relação a José, Saul e Davi, Alexandre), fenômenos e acidentes (Dilúvio, secas em Israel, pragas na Palestina, Torre de Siloé), ações diabólicas (Jó, Maria Madalena, o gadareno), enfermidades e morte (doença de Ezequias, viuvez de Noemi, os 10 leprosos, o paralítico de Betesta).
- Paulo apóstolo viveu a experiência de ser preso por causa do ciúme e inveja dos seus opositores. Mesmo sendo um crente de inegável idoneidade foi para prisão. Mesmo querendo evangelizar outras cidades, teve seu projeto interrompido.
- Estes exemplos mostram que as coisas podem acontecer a qualquer um, razão por que devemos ter uma visão realista da vida e encarar os acontecimentos com maturidade espiritual.
Desenvolvimento
- Quando coisas acontecem e Deus permite, Ele também assume o compromisso de promover compensações, de recuperar o que foi perdido, de transformar o mal em bem, de consolar. Foi o que fez nas histórias de Noé, José, Davi, Jeremias, João, Paulo e muitos outros. É a expressão paterna de Deus para conosco, conforme Jesus nos ensinou.
- Quando coisas acontecem e as pessoas também lidam com elas de maneira saudável, criativa, inteligente e espiritual, evitam o efeito de se tornarem ainda mais infelizes. Por exemplo, quando murmuram, revoltam-se ou entram em estado de autocomiseração as pessoas só pioram seu estado mental, emocional, físico, relacional e espiritual.
- Observe o exemplo de Paulo apóstolo, reagindo de modo correto. Tornou sua prisão uma oportunidade de continuar o projeto de Deus para a sua vida. Em vez de evangelizar as pessoas livres nas cidades para aonde queria ir, começou a evangelizar os presos com os quais passou a conviver.
- Agindo assim, você faz a opção de permitir que Deus continue o projeto dele em sua vida. No caso de Paulo, o projeto de Deus era que evangelizasse, o que ele continuou fazendo. Em seu caso, o projeto de Deus certamente diz respeito a estudos ou família ou profissão ou algum outro tipo de atividade. Mesmo que tenham acontecido coisas, você decide pela alternativa de continuar com o projeto de Deus em sua vida, ainda que tenha de se adaptar, ajustar, amoldar à nova realidade. Em resumo: você não desiste do projeto de Deus para sua vida. Em qualquer circunstância você persevera. Seu lema é determinação.
- De todos os projetos que Deus tem para as pessoas, o maior deles é o da salvação eterna, experimentado através da fé em Jesus Cristo e da atuação na igreja local. Isto significa, em outras palavras, que neste caso, aconteça o que acontecer você continua firme na fé em Jesus e atuante na igreja. Você não desiste, não vira as costas, não olha para trás. Isto se chama na Bíblia perseverança. É a atitude de continuar aconteça o que acontecer.
Conclusão
- Na experiência de Paulo apóstolo, o acontecido possibilitou também a glória de Deus na vida de outras pessoas que passaram a orar por ele e receberam dele esta carta, inclusive para tranquilizá-las, pois estavam preocupadas. Seu sentimento ultrapassava o de conformação. Ele sentia alegria (4.10).
- A inevitável conclusão que chegamos é que os crentes em Jesus Cristo podem confiar plenamente no Pai Celestial, sejam quais forem as situações que aconteçam na vida.
- Nessa confiança devem buscá-Lo em todas as situações, sejam boas ou ruins, esperando as manifestações do seu amor e poder.
- Continuamente, seja pelo cuidado diário, seja por sua intervenção, devem ter um sentimento de gratidão.
- Devem ainda testificar para que mais e mais pessoas possam a Deus buscar, experimentando o socorro que necessitam.
- Finalmente, com maturidade espiritual, poderá louvá-Lo com ardor e entusiasmo.