74. Vasos Quebrados

Isaías 30.13-15

Introdução

  1. A símile que compara pessoas com vasos de barro quebrados já havia sido usada pelo salmista Davi. Em certo momento de sua vida, quando passando por sérios problemas de relacionamento, ele usou essa mesma símile, escrevendo o que está registrado no salmo 31.10-12. Ele diz: “Sou como um vaso quebrado”.
  2. Neste outro texto, Deus diz através do profeta Isaías que o povo também seria como vaso de barro quebrado porque havia rejeitado a Sua palavra, fazendo opção por um estilo de vida marcado pela iniqüidade. Deus mesmo quebraria o povo como se quebra o vaso do oleiro sem nenhuma compaixão.

Desenvolvimento

  1. Durante muito tempo tive dificuldade em entender a letra do cântico: “Quebra minha vida e faze-a de novo”. Para mim, aplicando a figura do vaso de barro à vida do crente, seria o próprio crente quem teria a sua vida quebrada como vaso ao cair das mãos de Deus, fazendo escolhas erradas.
  2. Todavia, neste texto, Deus mesmo diz que vai quebrar o vaso de barro, uma vez que o vaso de barro havia se tornado inútil, servindo apenas para uso da maldade. Na verdade, o salmista Davi também já havia escrito sobre esse agir de Deus no Salmo 2.9. Ele disse: “Tu os esmigalharás como um vaso de oleiro”.
  3. No entanto, se você realmente conhece Deus e seu amor, sua bondade e sua graça, você sabe que não é isso exatamente o que Deus quer fazer. Deus não quer destruir pessoas. No próprio texto de Ezequiel 18, ao esclarecer que as pessoas ao pecarem trazem maldições sobre si mesmas, Deus mesmo diz e pergunta o que está nos versos 20-23. Deus na verdade quer salvar e abençoar as pessoas, razão por que ele enviou Jesus Cristo a este mundo.
  4. Por isso, Jesus Cristo ao se referir a Saulo de Tarso, que perseguia, maltratava e prendia os crentes, usando a figura de um vaso de oleiro, por causa da conversão de Saulo, sobre Saulo Jesus diz a Ananias o que está registrado em Atos 9.13-15. Jesus fez de Saulo um vaso de bênçãos!

Conclusão

  1. Se as pessoas estão fazendo coisas erradas, optando por um estilo de vida mundano e cheio de maldade, as pessoas realmente correm o risco de serem quebradas como um vaso de barro. Daí a propriedade do cântico: “Quebra minha vida e faze-a de novo...”
  2. Porém se você já se converteu a Jesus e está fazendo opção por um estilo de vida cristão, então o hino a ser cantado é o 304 CC: “Quero Ser um vaso de bênçãos”. Por isso eu pergunto: Nesta noite, qual dos dois você quer cantar?