135. Um Outro Jesus

II Coríntios 11.3,4

UM OUTRO JESUS

Introdução

  1. Na medida em que o tempo foi passando, na medida em que a religiosidade foi se diversificando e na medida em que a ciência foi se multiplicando, a expectativa era que o nome, a pessoa e a obra de Jesus Cristo desaparecessem, de modo que no século XXI poucas pessoas tivessem por Ele interesse, tornando-se apenas um ilustre desconhecido. Aliás, essa foi a afirmativa de vários ateístas durante o século XIX e que chegaram até mesmo a dizer que Jesus Cristo nunca teria existido.
  2. Surpreendentemente, o que você tem visto é exatamente o oposto. A vida de Jesus continua em alta, sendo objeto de filmes, documentários e livros. Nós diríamos, sem medo de exagerar, que no século XXI, em termos de religiosidade, o nome de Jesus Cristo é o mais divulgado sobre a face de terra. Estimativas missionárias informam que mais da metade da população mundial já ouviu falar de Jesus.

Desenvolvimento

  1. O problema é que, infelizmente, aquilo que era temor do apóstolo Paulo, ainda no primeiro século e expresso na carta aos coríntios, acabou acontecendo.

1.1. Paulo apóstolo temia que um outro espírito, um outro evangelho e um outro Jesus fossem divulgados, corrompendo o entendimento das pessoas e trazendo sofrimento ao mundo.

1.2. Além de várias pinturas e fotografias apresentarem rostos diferentes de Jesus com pele clara, de olhos azuis e de cabelos cumpridos, como se Jesus tivesse sido europeu e não asiático, a última novidade apresentada em dois livros recentes foi que Ele era casado com Maria Madalena, com quem teria tido filhos.

1.3. Muitas ideias divulgadas sobre Jesus nos últimos tempos, através dessa multidão de igrejas diferentes, estão cheia de distorções heresias e absurdos, comprometendo a possibilidade de as pessoas na atualidade conhecerem o verdadeiro e único Jesus Cristo.

  1. Aliás, a bem da verdade, essa atitude de apresentar distorções, heresias e absurdos a respeito de Jesus Cristo aconteceu ao longo dos séculos. De modos diferentes, em diferentes épocas e em diferentes culturas, Jesus Cristo foi sendo modificado.

2.1. A primeira e significativa modificação ocorreu através dos evangelhos apócrifos, escritos nos séculos II a IV, onde Jesus é apresentado sem carne e osso, desprovido de matéria, como se fosse apenas um fantasma.

2.2. Na Idade Média, o poder religioso estabelecido fez de Jesus um militar que mandava soldados para as cruzadas, determinando a morte de pagãos em nome de Deus e instituindo a inquisição para perseguir, processar e imediatamente matar todos os que cressem diferentemente.

2.3. No período da idade moderna, o misticismo e a superstição fizeram de Jesus um ser mágico que operava milagres através de objetos sagrados, levando multidões a crendices as mais estranhas.

 

2.4. No tempo atual, a Teologia Liberal tem apresentado Jesus apenas como um mero profeta, um judeu carismático, um sábio religioso e um filósofo cínico que influenciou o pensamento ocidental à semelhança de outros líderes religiosos em outras partes do mundo.

  1. Há algum tempo, a Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (Aste), promoveu um Seminário para responder à pergunta: “Quem é Jesus Cristo no Brasil?”. A conclusão registra o seguinte: “O Cristo que aflora da religiosidade popular é um “cristo morto”, preso no madeiro e impossibilitado de reagir. Dessa condição também surge o “cristo distante”. Ele é um deus afastado que está sempre lá em cima. Vê a confusão aqui em baixo, mas não pode fazer nada para ajudar... Toda essa distância acaba produzindo outros ajudadores que tomam o lugar do Messias na vida cotidiana.” (Revista Eclésia, ano 9, número 100, pág 34 a 41)
  2. Vários teólogos atuais tem chamado nossa atenção também para um Jesus que foi transformado numa divindade poderosa que se propõe a resolver todos os problemas materiais e financeiros das pessoas, dando-lhes carro do ano, apartamento mobiliado, firmas recuperadas e vultosas quantias nos bancos. Aliás, quase todos os que divulgam essa imagem de Jesus são pessoas que estão fazendo da religião uma fonte de lucro e vivendo esplêndida e regaladamente, mesmo que sejam processados pela justiça.
  3. A única maneira de você evitar essas distorções, heresias e absurdos, escapando das consequências se crer num Jesus errado, é ler a sua história nas páginas da Bíblia, especificamente nas páginas do Novo Testamento.

5.1. Nas páginas da Bíblia você vai descobrir o Jesus que nasceu em Belém da Judéia, miraculosamente filho da Virgem Maria, crucificado e morto aos 33 anos de idade, mas que foi ressuscitado pelo poder de Deus e voltou para o céu, onde hoje está à direita do Pai, mas que se faz presente entre nós através do Espírito Santo, que passa a habitar em nosso coração.

5.2. Nas páginas da Bíblia você vai achar o Jesus Cristo que curou os doentes, multiplicou os pães, libertou os endemoniados, realizou milagres para comprovar sua divindade. O Jesus Cristo que lhe promete paz e alegria, alívio e descanso, proteção, libertação, transformação. O Jesus Cristo que lhe garante perdão dos pecados e vida eterna.

Conclusão

 Se você acreditar e seguir a um outro Jesus, você vai sofrer, como dizia o apóstolo Paulo. Mas se você acreditar nessa Jesus que está aqui nas páginas da Bíblia, você será realmente abençoado. Por isso apelo a você para hoje mesmo receber esse Jesus da Bíblia em seu coração, como seu Salvador pessoal.

Ele mesmo prometeu: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei”. Quer fazer essa decisão agora?