199. Não Foi Discriminação

Lucas 4.25-29

NÃO FOI DISCRIMINAÇÃO

Introdução

  1. Se Deus ama a todas as pessoas, sem qualquer tipo de discriminação, razão pela qual amou o mundo (João 3.16)... Se todas as pessoas tem o direito de serem salvas, razão pela qual Jesus Cristo morreu por todos (II Coríntios 5.15)... Por que Jesus Cristo disse que, mesmo existindo muitas viúvas em Israel, Elias foi enviado somente a uma viúva em Sarepta? Por que Jesus Cristo disse que, mesmo havendo muitos leprosos em Israel, Eliseu curou apenas o leproso Naamã, da síria?
  2. A primeira impressão que se tem das palavras de Jesus Cristo é que teria havido algum tipo de discriminação, levando-nos a crer que nem todas as pessoas são beneficiadas pelo amor e pelo poder de Deus e pela graça de Jesus Cristo. Aliás, vendo a realidade do que acontece ao nosso derredor, diante de nossos olhos e, até mesmo considerando alguma situação particular, essa também é a conclusão que o senso comum nos levaria a ter. Quantas pessoas continuam com seus problemas, dificuldades, lutas e sofrimentos, mesmo fazendo orações, mesmo participando das igrejas, mesmo cumprindo suas obrigações.

Desenvolvimento

  1. A compreensão do que realmente Jesus Cristo quis dizer pode ser percebida na reação dos judeus, que estavam na sinagoga e ouviram Jesus dizer que somente a viúva de Sarepta e o leproso sírio foram abençoados. Eles ficaram furiosos, ficaram de pé, expulsarem-no da cidade e o levarem até o cume de um monte para lança-lo precipício abaixo.

1.1. O principal motivo não foi que muitos não foram abençoados e apenas duas pessoas receberam as bênçãos. Não era discriminação de quem quer que fosse, ignorando a maioria, para valorizar uma minoria. Aliás, se formos pensar em acepção de pessoas, os judeus daquela época ficaram furiosos porque eles discriminavam as pessoas de outros povos e nações. Eles não se misturavam com os samaritanos. Eles não se misturavam com os gentios. Então quando Jesus Cristo disse que dois pagãos foram abençoados no lugar de dois judeus eles ficaram enfurecidos.

1.2. Ao lembrar essas duas narrativas encontradas no livro do Velho Testamento, livro onde a singularidade do povo israelita é enaltecida diante de outros povos, Jesus estava começando a preparar os judeus para que soubessem que as coisas iam mudar definitivamente. A partir de Jesus Cristo, não apenas os judeus seriam abençoados, mas pessoas de todos os povos, línguas e nações. A partir de Jesus Cristo, viria a universalização do evangelho e, todas as pessoas em todos os lugares, poderiam ser abençoadas por Deus.

  1. Saindo da realidade étnica do povo judeu como se fosse o único que poderia ser abençoado, nós precisamos tomar cuidado quando também corremos o risco de pensar a agir da mesma maneira.

2.1. Teologicamente não temos nenhuma dúvida de que somente os que se arrependem de seus pecados e creem em Jesus Cristo são que realmente usufruem do cumprimento das promessas e das bênçãos que Deus quer conceder. Em linguagem mais simples e clara: somente os crentes tem sido e serão abençoados.

2.2. Todavia, ainda teologicamente, não podemos imaginar e agir como se qualquer pessoa em qualquer lugar não possa ser abençoada por Deus e experimentar o cumprimento de suas promessas, desde que também se torne crente em Jesus Cristo. Existem as exigências do arrependimento de pecados e da fé em Jesus Cristo, mas todas as pessoas em todos os lugares podem experimentar o que Deus quer lhes proporcionar. Jesus Cristo dizia: “Vinde a mim todos vós...”. Pedro apóstolo continuou proclamando essa verdade e disse na casa de um romano: “Deus não faz acepção de pessoas”. Paulo apóstolo afirmou aos gregos: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”. João apóstolo concluiu: “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”.

Conclusão

A viúva de Serepta e o leproso sírio, mesmo não sendo judeus, foram abençoados porque tiveram fé e fizeram o que Elias e Eliseu lhes disseram para fazer. Em nossos dias, se você crer em Jesus Cristo e fizer o que ele diz poderá receber perdão de seus pecados, alivio e descanso, paz e alegria, proteção, libertação e transformação, socorro nas dificuldades, conforto nas tribulações. Deus concede essas e outras bênçãos a pessoas de qualquer povo, língua ou nação, sem qualquer discriminação ou acepção.