139. Ouvir a Voz de Deus

Atos 18.9,10

OUVIR A VOZ DE DEUS

Introdução

  1. Uma das mais relevantes caracteristicas da fé cristã é a experiência sobrenatural de ouvir a voz de Deus. Começou com o primeiro homem chamado Adão (Gênesis 3.8,9), prosseguiu com Abraão Isaque, Moisés, Davi, Isaías, Jeremias e todos os outros profetas (Jeremias 30.4) e chegou ao clímax através de Jesus Cristo (Hebreus 1.1). Os apóstolos tiveram a oportunidade de ver e ouvir Jesus diretamente e Paulo apóstolo várias vezes teve a experiência sobrenatural de ouvir Jesus lhe falando espiritualmente.
  2. Um comentarista procurou explicar essa experiência dos profetas terem ouvido Deus falar da seguinte maneira: “Jeremias não diz como a palavra veio, mas deixa transparecer que a mensagem profética é o produto da comunhão espiritual íntima que ele tem com Deus” (Harrison, R.K. Jeremias e Lamentações, Editora Mundo Cristão, pg. 44). O que esse comentarista quis explicar é que desde os tempos mais antigos até os dias atuais, quem ouve a voz de Deus vive essa experiência por estar em profundo relacionamento com Deus, nas mais diferentes situações da vida.

Desenvolvimento

  1. Fazendo um estudo de caso sobre “as muitas maneiras” de Deus falar às pessoas, descobre-se que Deus fez uso de sonhos, visões, voz interior, anjos e acontecimentos.

1.1. Esclarecendo essas maneiras variadas, Deus disse a Miriam e Arão: “Então o Senhor desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram. E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor” (Números 12.6-8).

1.2. Na vida do apóstolo Paulo, sua experiência de ouvir a voz de Jesus Cristo acontecia através de visões. As mesmas experiências de visões tiveram Ananias (Atos 9.10), Cornélio (Atos 10.1-3), Pedro (Atos 10.9-20). A palavra original “hórama” significa visão divinamente concedida durante um êxtase ou durante um sono.

1.3. Os relatos bíblicos mencionam aparições de anjos a Abraão, Isaque, Jacó, Sansão e outros personagens. Também mencionam ocorrências como vento, terremoto, fogo que foram interpretados espiritualmente. A voz interior que muitos confundem com sexto sentido ou intuição ou consciência é uma outra maneira pela qual o Espírito Santo fala aos crentes.

  1. Escrevendo sobre esse assunto, o autor do livro “A Vontade de Deus” admite saber através da consciência, do senso comum, dos sábios, dos amigos, da leitura da Bíblia e da pregação qual a vontade Deus, mas reconhece também o que ele chama de “luz de dentro” como um modo de Deus falar diretamente à alma humana e mostrar o que precisam saber (Weatherhead, CPB, pg. 72). Algumas pessoas mais sensíveis percebem essa luz de dentro ou voz interior com mais facilidade enquanto outras precisam de esforço intencional através da oração, meditação, louvor.
  2. O cuidado que se deve ter nessa experiência sobrenatural é não se deixar levar por outras pessoas que dizem ter ouvido a voz de Deus dando orientações para sua vida. Ainda que se respeite essa possibilidade, pois este é o significado de profetizar, se Deus quer falar com você, Ele o fará diretamente.

3.1. Paulo apóstolo explicou esse fato quando falava a crentes em Éfeso (Atos 20.22,23).

3.2. O episódio ocorrido com o velho profeta que deixou de considerar o que Deus lhe dissera para ouvir outra pessoa é ilustrativo: I Reis 13.11-26.

Conclusão

Você pode tomar decisões em sua vida baseado em suas experiências, sua inteligência e sabedoria. Tenha certeza, no entanto, que Deus também tem o interesse de falar ao seu coração para lhe dar orientações, direção e escolha da melhor opção. Não deixe de considerar essa voz interior que fala ao seu espírito, pois Deus ama você e quer abençoar sua vida.