214. Nossa Ressurreição

I Coríntios 15.35

NOSSA RESSURREIÇÃO

Introdução

  1. Ressurreição é a palavra usada para falar de pessoas que morrem e depois voltam a viver. Embora ocasionalmente seja uma palavra usada na medicina, quando pacientes, considerados mortos, voltam a viver, seu maior uso é na religião.

1.1. Na medicina, por exemplo, uma reportagem publicada pela BBC de Londres fez referência a alguns casos em que pessoas sofreram parada cardíaca e, mesmo depois de algumas horas, voltaram a viver. Citando um caso de uma paciente ressuscitada 45 minutos após a morte, um dos médicos, Dr. Sam Parnia, diretor de pesquisa sobre ressuscitação na Stony Brook University, em Nova York disse: “Apesar de 45 minutos ser um tempo enorme que levaria muitas pessoas a acreditarem que ela estaria morta, hoje sabemos que há pessoas que voltaram a vida três, quatro, cinco horas após morrerem e depois disso tiveram vidas normais" (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/pacientes-podem-ser-ressuscitados-horas-apos-morte-diz-medico.html).

1.2. Na religião, estava presente na mitologia egípcia, com a ressurreição do deus Osíris, na mitologia nórdica ou alemã, com a ressurreição do deus Odin, na tradição israelita com a ressurreição do filho da viúva de Serepta através do profeta Elias, com a ressurreição do filho da sunamita através do profeta Eliseu, com a ressurreição do homem que foi jogado na sepultura de Eliseu e com a ressurreição final prometida principalmente nos livros dos profetas Daniel e Ezequiel.

  1. O assunto ficaria limitado a esses casos médicos e a esses relatos religiosos se Jesus Cristo não tivesse ressuscitado dos mortos, depois de estar sepultado durante três dias. A ressurreição de Jesus Cristo, além de ter sido comprovada por mais de quinhentas pessoas e de ter se tornado um dos pilares da fé cristã, também se tornou a base do ensino de nossa ressurreição. Paulo apóstolo chegou ao clímax de argumentar que se Cristo não ressuscitou, também nós não ressuscitaremos e nossa crença é inútil (I Coríntios 15.17-20).

Desenvolvimento

  1. Partindo desse pressuposto da ressurreição de Jesus Cristo e das promessas de ressurreição feita pelos profetas, surgiu a pergunta como como acontecerá e quais serão os detalhes do evento. Juntando os textos escritos pelos apóstolos, podemos, na verdade, responder a várias perguntas que naturalmente surgem.

1.1. Quando vai ocorrer a nossa ressurreição? Para responder, precisamos ler os seguintes textos:  I Cor. 15.22,23; I Tessalonicenses 4.16,17; Apocalipse 20.4. Resposta: a nossa será na volta de Jesus Cristo.

1.2. O que acontece conosco entre o período de nossa morte e da volta de Jesus? Vamos ler outra vez: Atos 7.59,60; Filipenses 1.21-23; Apocalipse 6.9-11. Resposta: Estaremos no céu ou paraíso, na presença de Jesus.

1.3. O que significa realmente ressuscitar? Você precisa de um dicionário bíblico, para saber o significado original. Significa “estar de pé”, “ter um corpo”, “corporificar”. O fato é que na morte nós deixamos de ter um corpo, passando a existir apenas em espírito. Resposta: Para sermos completos, seremos novamente corporificados: corpo e espírito.

1.4. De onde vamos ressuscitar? Será do cemitério? E os que morreram no mar, no ar e no fogo? Há duas respostas: Os mortos em Jesus que estão no céu, em espírito, virão com Ele (I Tessalonicenses 4.14); os mortos sem Jesus virão de onde estiverem (Apocalipse 20.13).

1.5. Como será o novo corpo? Vamos ler em I Coríntios 15.42-50. Resposta: Será um corpo totalmente diferente deste.

1.6. Onde vamos viver após a ressurreição? Novamente temos duas respostas: Os não crentes serão lançados no lago de fogo e enxofre (Apocalipse 20.13-15; 21.8); os crentes estarão na nova Jerusalém na nova terra com novos céus (Apocalipse 21.1-5, 22-26).

  1. Ilustração: assim como os mergulhadores precisam estar vestidos com um escafandro, uma roupa que os protege nos lugares mais baixos do oceano e assim como os astronautas usam roupas espaciais para estarem no céu, assim também nós teremos uma outra aparência depois da ressurreição. Será um corpo incorrupto, imortal, perfeito, glorioso.

Conclusão

Não sei se, quando chegar o dia de sua morte, o desenvolvimento da ciência médica poderá promover sua ressurreição para mais um tempo de vida. Sei, todavia, que depois de sua morte você irá para o céu, aguardando sua ressurreição para viver na presença de Deus eternamente.