Atos 17.32
Introdução
- Na data deste texto bíblico, o apóstolo Paulo fazendo sua segunda viagem missionária. Havia chegado em Atenas, capital da Grécia. Foi ao Areópago, um lugar público, para pregar o evangelho.
- Nessa oportunidade, como de outras vezes, pregou sobre o amor de Deus, a universalidade do pecado, a morte de Jesus na cruz, a necessidade das pessoas se arrependerem de seus pecados crendo em Jesus e da ressurreição final...
- Então sua pregação foi interrompida, não conseguindo concluir a mensagem. Três reações diferentes ocorrem no auditório: zombaria, adiamento e conversões imediatas. Foram as mesmas reações que tem acontecido ao longo dos tempos e que está sujeito a ocorrer hoje.
Desenvolvimento
- Pensando especificamente nas pessoas que se converteram, à luz do que temos percebido em várias ocasiões, certamente elas tomaram uma decisão imediata porque consideraram a salvação da alma um assunto de suma importância.
1.1. Jesus já havia dito: “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro perder a sua alma”. O Dr. Norman Vicent Peale uma vez disse que soubera através da esposa das experiências que o cientista Thomaz Edison estava fazendo para medir o peso da alma, mostrando com isso acreditar, como cientista, que a alma é uma entidade que separa do corpo no ato da morte.
1.2. Chamo sua atenção para o significado da palavra morte em grego, que é “nekros” e que dá inclusive origem à palavra necrotério. A palavra significava “aquilo que não é controlado pela alma”, razão porque uma pessoa que morre deixa de ter alma.
1.3. Sabedores dessas realidades humanas e espirituais, quando o corpo vai para o cemitério e alma vai para o inferno ou inferno, imediatamente tomaram a decisão de ir para o céu, aceitando Jesus Cristo como Salvador.
- Outro motivo por que logo se converteram foi o fato de que talvez não tivessem uma outra oportunidade para fazer essa decisão.
2.1. Agiram diferentemente das pessoas que naquela época e até hoje deixam para depois. Um exemplo foi o ladrão da cruz, que mesmo à porta da morte não aproveitou a oportunidade de salvar sua alma, pensando apenas em continuar vivendo.
2.2. A Bíblia não garante que Deus vai ouvir quando a pessoa quiser. O que a Bíblia diz é “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar”, “Invocai-o enquanto está perto”, “Hoje o dia da salvação”.
2.3. Perceberam que depois da morte não há mais oportunidade para salvação. Uma coisa é o que os homens ensinam e o que Deus ensina sobre esse assunto, o que pode ser aprendido na parábola do Rico e do Lázaro (Lucas 16.19-26).
2.4. A Bíblia é muito clara em afirmar que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo” (Hebreus 9.27).
Conclusão
- Uma vez eu conversei com um rapaz sobre a necessidade dele se converter a Jesus, salvando sua alma. Ele disse que eu estava certo e por isso, assim que pudesse iria tomar sua decisão. Eu acreditei na sinceridade dele de que iria realmente decidir dias depois. Qual foi a minha surpresa quando soube de sua morte naquela mesma noite. Prometi a mim mesmo nunca mais deixar para outro dia a oportunidade que as pessoas tem para crer em Jesus e salvar a alma.
- Por isso, façam como os ouvintes do apóstolo Paulo que tomaram a decisão quando ouviram o evangelho. Eles não zombaram e nem adiaram como os outros fizeram. Você pode fazer isso agora através de uma oração.