24. Bênçãos São Para os que Crêem

II Reis 7.1,2

Introdução

  1. É inegável que a maioria das pessoas quer ser abençoada por Deus, recebendo tudo aquilo que necessita. Aliás, considerando essa expectativa, o apóstolo Paulo escreveu: “O meu Deus, segundo as suas riquezas suprirá todas as vossas necessidades em Cristo Jesus (Filipenses).
  2. Essa também era a situação da maioria das pessoas que ouvira a promessa de Deus através do profeta Elizeu, quando ele disse: “Amanhã, a esta hora, vocês terão fartura na vida de vocês”. As necessidades de beber, comer e estarem livres seriam atendidas.

2.1. Cercados pelo inimigo durantes meses, ficaram sem água e alimentos. A fome se tornara tanta que várias pessoas estavam dispostas a comer cabeça de jumento e esterco de pombas. O rei da cidade chegou a ouvir uma mãe combinando com outra mãe para comerem seus bebês.

2.2. Eles precisavam urgentemente ser abençoados e Deus sabia disso, assim como Deus sabe o quanto pessoas hoje em dia precisam de suas bênçãos o mais rapidamente possível.

Desenvolvimento

  1. Foi exatamente naquele momento dramático que Deus enviou seu profeta Elizeu para anunciar a chegada das bênçãos. Finalmente seriam abençoados. Seriam abundantemente abençoados. Aliás, Jesus ensinou que Deus, ainda que tardio, ouve e atende aqueles que a Ele clamam dia e noite (Lucas).
  2. No momento quando estava sendo ministrada a profecia, um capitão, que também queria e precisava das mesmas bênçãos, duvidou do que Deus estava prometendo através do seu profeta.

2.1. É verdade que as circunstâncias tornavam a promessa impossível, pois o exército inimigo não recuava, garantindo a vitória mais cedo ou mais tarde.

2.2. É verdade que era impossível surgir uma quantidade de alimentos e água que suprisse a fome e a sede daquelas pessoas.

2.3. Os apóstolos também não sabiam de onde viria suprimento para alimentar 7 mil pessoas, mas Jesus ensinou que as “coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus”.

  1. Precisamos de uma vez por todas entender que ninguém que duvida será abençoado por Deus, pois “é necessário que todo aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe é recompensador daqueles que o buscam” (Hebreus). Em outras palavras: bênçãos são para os que acreditam.

3.1. Foi exatamente isto que Deus sentenciou para aquele capitão que duvidava. Houve uma promessa para o rei e o povo e uma sentença para o capitão. Todos seriam abençoados, menos ele, pois duvidara.

3.2. Eu pergunto: vocês concordam comigo que apenas os que acreditam serão salvos? Concordam que apenas os que creem serão arrebatados quando Jesus voltar? Então também precisam concordar que somente os que acreditam serão abençoados neste tempo que se chama hoje e no tempo que se chama amanhã, quanto às necessidades materiais.

  1. Certamente, a esta altura, vocês querem saber como a promessa se cumpriu e as pessoas foram milagrosamente abençoadas.

4.1. A narrativa informa que Deus fez soar um barulho estranho no acampamento dos soldados inimigos e eles, interpretando que era um exército ainda maior que viera para ajudar Samaria, apavorados, fugiram, deixando tudo: tendas, armas, animais, prata, ouro, vestidos, comida, bebida.

4.2. Quatro leprosos que estavam perto e viram o que acontecera, depois de comerem e beberem, correram à cidade e avisaram o povo.

4.3. Houve uma correria desesperada ao encontro da benção. Até mesmo o capitão que não havia acreditado, também queria a benção. Todavia, como fora colocado pelo rei na frente para impedir a saída do povo e tanta gente queria se apropriar das bênçãos, o capitão acabou caindo e sendo pisado pela multidão... morreu no meio do caminho. Era o cumprimento do prenúncio feito pelo profeta que que não iria receber a bênção porque duvidara.

Conclusão

  1. Não são as circunstâncias desfavoráveis que você deve ver, mas o que você deve é ouvir a voz de Deus quando Ele faz promessas ao seu coração.
  2. Mais ainda: não deve ficar esperando receber apenas através de modo natural, normal, comum, costumeiro. Você deve esperar o agir impossível de Deus por métodos inesperados, estranhos, desconhecidos.
  3. Quando Deus fizer uma promessa vindo ela das páginas da Bíblia ou chegando através da fala do Espírito Santo, acredita! Assim como eles acreditaram, você deve também acreditar para receber as bênçãos prometidas. Vamos orar juntos, agora?