25. Da Amargura Para o Louvor

Rute 1.19-22; 4.13-15

Introdução

Quando as pessoas experimentam situações negativas, a tendência natural é sentir amargura, inclusive a ponto de inibir qualquer atitude de louvor espiritual.

Desenvolvimento

  1. Comentando sobre esse tipo de sentimento, autor de Provérbios escreveu: “O coração conhece a sua amargura” (14.10). Em outras palavras: uma vez amargurado, o coração de onde procede a fonte da vida, fica doente.
  2. O cardiologista Marco Aurélio Dias da Silva escreveu: “O coração doente é a expressão de um sofrimento interior” (Revista Cláudia, nº 411, 12/95).
  3. Um dos ambientes onde a amargura tem possibilidade de se expressar é na família, inclusive em ocasiões de perdas de pessoas amadas, principalmente por parte de esposas, mães e filhas. Perdas pelas mais diferentes razões.

3.1. Esta foi exatamente a experiência de Noemi, quando perdeu seu esposo e filhos.

3.2. Humanamente falando, este poderia ser seu sentimento pelo resto de sua vida.

  1. Sua sorte foi a atitude de não dissociar Deus de sua amargura. Por mais estranho que pareça, ela disse: “O Todo Poderoso me encheu de amargura... O Todo Poderoso me afligiu”.

4.1. Embora alguém possa pensar que isto era uma interpretação teológica errada sobre a origem de certos acontecimentos, na verdade, o que ela estava querendo dizer é que Deus fora quem permitira essa situação em sua vida, porque Deus era quem dela cuidava, em todos os sentidos. Ela entendia que os acontecimentos ou são resultado de ações de Deus ou são por Ele permitidos, mas nada ocorre sem seu conhecimento. Jesus ensinou que Deus sabe quando o pardal cai ou quando perdemos um fio de cabelo (Mateus 10.29,30)

4.2. Outros crentes também tinham a mesma teologia: Ana (I Samuel 2.6-8), Moisés (Deut 32.39), Oséias (Oséias 6.2), Paulo (Romanos 8.28).

  1. Ao reconhecer a soberania de Deus em sua vida, ela tornou possível que Deus fosse ao seu encontro e revertesse o seu futuro. Deus a recompensou depois. Seu sentimento mudou e ela passou a louvar a Deus. Suas amigas viram isso e testificaram.

Conclusão

O segredo de também sair da amargura para o louvor é continuar crendo em Deus e continuar esperando o seu agir. A confiança em Jesus Cristo traz paz e alegria ao coração. Confiar e esperar em Deus, principalmente nos dias de adversidade.