223. Mais Que Um Pedreiro

Marcos 6.1-6

MAIS DO QUE UM PEDREIRO

Introdução 

1. Ao longo dos tempos, fomos informados que Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, o Esperado das Nações, antes de iniciar eu ministério de pregar, ensinar, curar e fazer outros milagres exercia a atividade de carpinteiro. 

2. Eis que mais recentemente está circulando uma informação diferente, dizendo que na verdade Jesus exerceu a atividade de pedreiro.

2.1. No Brasil, essa informação começou a ser divulgada através da revista Super Interessante do mês de julho/11, num artigo escrito sobre os anos ocultos de Jesus.

2.2. A informação se baseia no fato de que a palavra original em grego (tekton) tanto poderia significar “carpinteiro” como “pedreiro. Neste caso, Jesus em vez de construir móveis teria construído casas.

  1. Por mais que sejamos tentados a entrar numa polêmica sobre qual teria sido a profissão de Jesus, eu prefiro pensar como Josh MacDowell. Ele escreveu um livro cujo título é “Mais que um Carpinteiro”, hoje com mais de 10 milhões de exemplares vendidos. Considerando que Jesus pregou, ensinou, curou e fez milagres Ele era mais do que um pedreiro. Independentemente da tradução da palavra “tekton” descrevendo as atividades de Jesus nos seus primeiros anos de vida, Jesus era mais do que um carpinteiro ou do que um pedreiro.

Desenvolvimento

  1. O povo da cidade de Nazaré, situada na parte norte da atual Palestina, onde os árabes e os judeus hoje estão em guerra, não conseguia perceber este fato. Para eles, Jesus Cristo era motivo de dúvidas, de críticas e de perturbação porque viam Jesus apenas como filho de José e Maria e um mero carpinteiro ou pedreiro. Não conseguiam perceber quem realmente era Jesus.
  2. Em épocas diferentes, de modos variados, pessoas continuaram sem perceber quem é Jesus. Desde o Jesus dos evangelhos apócrifos e do Jesus dos cristãos gnósticos do primeiro século da era cristã até o Jesus místico da Nova Era e do Jesus Pop Stars dos musicais de Hollywood,  muitos se esforçam mas  não conseguiram perceber quem é Jesus Cristo. Religiosos modernos muitas vezes ensinam que Jesus era um grande homem, um mestre maravilhoso, um grande profeta e um iluminado.
  3. Ainda que eu admita a possibilidade você pensar o que quiser a respeito de Jesus Cristo, eu pergunto: “Quais foram as consequências na vida do povo da cidade de Nazaré quando não acreditou em Jesus? Quais podem ser as conseqüências em sua vida se você não acreditar em Jesus Cristo?”

3.1.  Eles não acreditaram e consequentemente não puderam experimentar seus milagres. Continuaram sendo pessoas infelizes, culpadas e condenadas.

3.2. Enquanto você não acreditar em Jesus Cristo sendo o Filho de Deus, o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, o Salvador Eterno, o Todo Poderoso, sua vida não vai mudar e podendo até piorar, seus problemas vão permanecer e até aumentar, suas lutas continuarão sem vitórias e sua existência continuará sendo vazia, sem sentido e dependendo de drogas, vícios e pecados para que você tenha algum prazer, assim mesmo enganoso e ilusório.

  1. Para ajudar você a crer em Jesus Cristo, os teólogos depois de vários anos e estudos, dentro de um capítulo chamado Cristologia, concluíram que Jesus era mais do que um carpinteiro ou pedreiro, sendo na verdade filho de Deus, divino em sua natureza e essência, igual ao Pai Celestial. Por causa de sua divindade Ele fez e continuou fazendo milagres na vida das pessoas. Os apóstolos que com Ele conviveram afirmaram sua divindade, deixando essas afirmações escritas. Jesus mesmo declarou várias vezes sua divindade, aceitando ser adorado exatamente por isto. O Pai Celestial fez questão de  dizer em alto e bom som: “Este é o meu Filho amado”.
  2. Pensando em Jesus sendo carpinteiro ou pedreiro, vários profissionais já perceberam que Ele era muito mais, de modo que para o carpinteiro ele é o Mestre do Ofício, para o engenheiro ele é o fundamento para o astrônomo é o Sol da Justiça, para o padeiro ele é o pão da Vida, para o pedreiro ele é a pedra viva, para o médico ele ó perfeito cirurgião, para o professor é o Saber Encarnado, para o agricultor é o Senhor da Seara, para o florista é a rosa de Saron e o lírio dos vales, para o geólogo ele é a rocha eterna, para o horticultor é a Videira verdadeira, para o juiz ele é a Justiça Final, a testemunho fiel, para o advogado é Defensor inigualável, para o joalheiro ele é a pérola de grande preço, para o jornalista ele é a mais importante notícia, para o oculista é o colírio que ilumina os olhos, para o filósofo é a Sabedoria dos séculos, para o escultor ele é a obra prima, o estadista é o desejados das nações, para o teólogo ele é o autor e o consumador da fé, o salvador eterno, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Conclusão

  1. No último capítulo do livro “Mais que um Carpinteiro”, o autor confessou que sua felicidade girava em torno de três dias da semana (sexta, sábado e domingo), quando ele passeava, bebia e farreava com os amigos e na semana seguinte tudo começava de novo. Um dia, ele perguntou por que a vida de uma pessoa era diferente. A pessoa respondeu dizendo que era por causa de Jesus Cristo. Finalmente ele passou a crer em Jesus e a seguir Jesus. Terminou o livro escrevendo: “Depois que tomei a decisão de receber a Cristo, o amor de Deus por meio Cristo entrou em minha vida...”.
  2. Os milagres que você necessita começarão a acontecer em sua vida depois que você também acreditar na natureza divina de Jesus, crendo que Ele é Deus todo poderoso e receber Jesus em seu coração, como seu Salvador pessoal. Com Jesus você será feliz, perdoado e salvo. Se você já é crente, então permaneça crendo nele por toda a vida. Isto se chama perseverança.