II Crônicas 21.20
Introdução
- Embora não exista unanimidade sobre a faixa etária em que os jovens estejam identificados, podendo para alguns ser de 18 a 29 anos, para outros de 19 a 40 anos, podemos dizer que no Brasil eles somam quase 40% da população.
- Embora a idade média de vida entre a população esteja em torno de 77 anos no Brasil, a verdade é que é grande o número de jovens que estão morrendo precocemente, isto é, antes da hora. Estão morrendo como Jeorão que morreu com 40 anos. Pior ainda: partiu sem deixar saudade e foi enterrado sem dignidade.
Desenvolvimento
- De acordo com as notícias, estatísticas e estudos muitos jovens estão morrendo antes da hora porque se expõe aos crimes, às drogas, às bebedeiras, à prostituição e ao suicídio. De acordo com um documento publicado pela OMS em 2016, “a principal vítima da violência homicida no Brasil é a juventude” (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39934226).
- Outros jovens estão morrendo antes da hora mesmo sendo cuidados e prudentes porque se tornam vítimas de situações que não conseguem evitar. Situações fora do controle pessoal e que por isso mesmo são classificadas como “fatalidades”.
- Diante dessas duas realidades em que a morte está chegando mais cedo para muitos jovens, além de cada um escolher um estilo de vida que deixe saudades e que lhe conceda um sepultamento digno, diferentemente de Jeorão, todos os jovens precisam também pensar de imediato na necessidade de garantir a salvação eterna o mais rapidamente possível.
3.1. Não dá pra ficar imaginando que só vai morrer quando estiver idoso e quando poderá pensar na decisão de se converter. A Bíblia ensina que ninguém, pode prever o dia de amanhã: Tiago 4.13
3.2. Não dá para imaginar que quando chegar a hora da morte, naquele último instante, o jovem vai se converter. Basta lembrar um dos ladrões que morreram na cruz da cruz. Mesmo tendo a oportunidade, não fez a oração da salvação.
- A orientação da Bíblia é para se buscar Deus ainda na mocidade: Eclesiastes 12.1-3. Tornando-se crente em Jesus ainda na juventude você tem a oportunidade de ter um novo estilo de vida, abandonando o crime, as drogas, as bebedeiras, a prostituição e o suicídio. Tornando-se crente em Jesus Cristo ainda na juventude você tem a possibilidade de estar sob os cuidados do Pai Celestial, desfrutando de sua proteção. Tornando-se crente em Jesus Cristo ainda na juventude, se morte chegar de repente você tem garantida a vida eterna, indo para o céu.
Conclusão
Cada um de nós, em qualquer idade, deve fazer tudo que estiver ao seu alcance para viver cuidadosa e prudentemente, mas considerando que a morte pode chegar a qualquer momento, todos devem se preparar recebendo Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Em Jesus você se torna uma nova criatura e tem garantida a vida eterna.