13. Encontrando Jesus nos Ares

I Tessalonicenses 4.16,17

Introdução

  1. Jesus Cristo fez várias promessas. Algumas já se cumpriram. Outras estão se cumprindo. Diversas ainda irão se cumprir no futuro.
  2. Entre as que ainda irão se cumprir existe a da sua volta. Jesus mesmo afirmou: “Então verão o Filho do Homem vir numa nuvem, com poder e grande glória” (Lucas 21.27).
  3. Escrevendo sobre essa volta de Jesus Cristo, o apóstolo Paulo ensinou que antes dele pisar no Monte das Oliveiras, enquanto estiver vindo nos ares, sobre as nuvens, muitos crentes irão com Ele se encontrar. Na teologia, esse evento se chama “Arrebatamento da Igreja”.

Desenvolvimento

  1. Embora essa palavra não apareça na Bíblia, a doutrina foi criada a partir de outras palavras usadas pelos apóstolos. Uma delas, mencionada neste texto original, foi “apantesis”, que significa “encontro”. Por isso a tradução em português menciona a expressão “a encontrar o Senhor nos ares”. Quando a Bíblia foi vertida para o latim, eles usaram na Vulgata a palavra “rapere, que significa “rapto”. Os latinos diziam: “A igreja será raptada da terra e levada para se encontrar com Jesus nos ares”.
  2. Outros textos onde aparecem a palavra são Mateus 25.6: “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro” e Atos 28.15: “E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas”. Na parábola das noivas, haveria um encontro delas com o noivo na festa das nupcial. Na experiência de Paulo, na cidade de Roma, na Itália, houve o encontro dele com os irmãos da igreja ali existente. A ideia consequente sobre o arrebatamento é que os vivos, quando Jesus voltar, vão se encontrar com Ele nos ares!
  3. Os textos que falam especificamente desse evento estão em Mateus 24.30,31, 40, 41: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
    E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus ... Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra
    ”.
  4. Se você me perguntar sobre quais os motivos desse arrebatamento, um deles que aparece na Bíblia é o escapar da Grande Tribulação que virá sobre a terra.

4.1. Alguns teólogos entendem que os crentes vão passar por essa Grande Tribulação, como tem passado por outras tantas ao longo da história.

4.2. Outros teólogos, todavia, explicam que além das tribulações haverá o derramamento da “Ira de Deus”. É desse evento é que os crentes vão escapar, pois será o Juízo de Deus sobre a Humanidade.

4.3. O uso de duas palavras diferentes sustenta essa ideia: “thilipsis” e “thymos”. Uma se refere a tribulações e outra a ira divina.

Conclusão

  1. Um menino que visitava uma fábrica de automóveis ficou impressionado com o guindaste eletromagnético que atraia os carros para transportá-los de um lugar para outro. O pai aproveitou para ilustrar que assim os crentes serão atraídos às alturas.
  2. Um pastor resolveu ilustrar essa ideia para um grupo de adolescentes, misturando pedacinhos de ferro na areia em uma caixa. Em seguida, passou um imã sobre a caixa e os pedacinhos de ferroo subiam atraídos pelo ima.
  3. Acredite em todas as promessas de Jesus, inclusive nesta que ele fala de sua volta e do arrebatamento dos crentes para se encontrar com ele nos ares.