Mateus 4.21,22
Introdução
- Exatamente porque nenhum de nós exerce a atividade de pescaria como profissional ou por prazer, observar a atitude desses dois pescadores à beira do mar da Galileia pode nos ajudar em nossa vida diária, principalmente porque a atitude deles não passou despercebida a Jesus e determinou o chamado deles.
- Tiago e João, por serem pescadores profissionais estavam consertando as redes que lançavam ao mar. Não sendo pescadores, nós precisamos consertar atitudes, comportamentos, ações, pensamentos, emoções, vontades decisões...
Desenvolvimento
- Não podemos ler este episódio narrado neste texto bíblico sem perceber esse detalhe de suma importância aos olhos de Jesus, isto é, a atitude Tiago e João estarem consertando as redes antes de novamente as lançarem ao mar para a pescaria.
1.1. Todas as vezes que as redes eram lançadas ao mar uma das consequências era voltarem estragadas, com rupturas de suas linhas e buracos abertos por causa do contato com pedaços de madeira, rochas de corais, plantas marinhas e outros lixos que são jogados ao mar.
1.2. Tiago e João, sabendo que as redes não podiam voltar danificadas, não lançavam-nas outra vez as redes ao mar para pescar sem primeiro não sentar para consertá-las. Demonstravam assim que eram inteligentes. cuidados e virtuosos, pois se assim não agissem estariam pescando em vão e nunca alcançariam o objetivo de trazer peixes.
- Aplicando essa verdade ao que acontece na vida das pessoas em razão de trabalharem, estudarem, conviverem com pessoas e situações complexas, problemáticas e pecaminosas que fazem parte de nossa dinâmica, constata-se que nossa vida se estraga, o que se torna visível nas mágoas, ressentimentos, maus hábitos, vocabulário impróprio, ideias erradas, atitudes inadequadas, pensamentos pecaminosos, comportamentos desajustados, decisões precipitadas.
- Por isso, também precisamos consertar os estragos que o mundo nos faz, a carne produz e Satanás provoca, sem o que vamos nos esforçar inutilmente sem ver resultados desejados, sonhos realizados e bênçãos experimentadas. Os objetivos que pretendemos na vida, seja profissional, matrimonial, familiar, material, financeiro, seja espiritual e eterno, não são alcançados e passamos a sentir frustração.
- A atitude de João e Tiago foi observada por Jesus, razão por que Ele os chamou para se tornem instrumentos de sua graça e seu poder, tanto na vida pessoal quanto na vida de outras pessoas às quais iriam ministrar.
4.1. Precisamos entender que Jesus continua procurando pessoas com essa mesma qualidade de consertar o que se tenha estragado como efeito natural da vida neste mundo ou que nós mesmos tenhamos estragado ou que Satanás tenha causado danos. Pessoas que dizem: “se estragou vou consertar”, “se está com defeito vou corrigir”, “se saiu fora do lugar vou recolocar”, “se não era o que devia ser então vou fazer o correto” ...
4.2. Foi com esse objetivo que nas cartas apostólicas foram registradas recomendações para consertar o que precisa ser consertado: Efésios 4.25-31.
4.3 Assim como os pescadores estavam consertando as redes, em nosso caso as situações que precisam ser consertadas dependem do que cada pessoa observa em seu viver diário. Entre elas, podemos destacar algumas: a) experiência do perdão e busca da reconciliação nos desentendimentos matrimoniais, familiares, religiosos e sociais; b) pagamento de dívidas com os bancos, comércio ou com pessoas, fazendo um plano de quitação em parcelas dentro do orçamento; c) entrega de dízimos e ofertas dentro do projeto de Deus para sustento de sua obra; d) uma vida de oração em comunhão continua com o Pai Celestial; e) alvo de obedecer aos seus mandamentos claramente expostos na Bíblia.
Conclusão
- Há dois dias estou tentando consertar um vazamento num lavatório em minha casa... Ontem minha esposa disse: “O ventilador também não está funcionando, precisa ser consertado". Há tempos, meu neto me mostrou o carro que lhe dei com o eixo das rodas quebrado, pedindo que eu consertasse....
- Se somos capazes de consertar redes, consertar objetos e equipamentos da casa ou do trabalho e consertar brinquedos das crianças, Jesus está esperando que nós procuremos consertar maus hábitos, abandonando palavrões, fazendo escolhas certas, passando a entregar os dízimos e ofertas, procurando estar sempre nos cultos no templo e nas casas, amando e perdoando os irmãos, evangelizando pessoas para que creiam em Jesus.