Formatura 9 - Direito

FORMATURA EM DIREITO - FACASTELO, Castelo, ES – 2010.

João 5.31-39

"PROVA TESTEMUNHAL A FAVOR DE JESUS"

Introdução

  1. Acessando o Índex Jurídico, ficamos sabendo que há várias áreas do Direito, quais sejam: Administrativo, Ambiental, Civil, Constitucional,  Obrigações e dos Contratos, Família e Sucessões, Consumidor, Trabalho,  Empresarial e Comercial,  Penal, Previdenciário, Processual Civil, Processual do Trabalho, Processual Penal,  Societário, Tributário,  Financeiro,  Aéreo, Imobiliário,  Internacional, Militar, Desportivo, Eleitoral, do Consumidor.
  2. Ao final do curso, depois da colação de grau, cada um de vocês poderá escolher a área em que irá se especializar, inclusive de acordo com a inclinação do seu perfil vocacional. Também no exercício de sua atividade, poderá assumir a função de juiz, promotor, defensor público ou procurador.
  3. Em qualquer área ou função, certamente lidará com uma figura jurídica que é a prova testemunhal. Embora quanto a ela existam reservas preconceituosas, em muitos das questões será o único meio capaz de fornecer acesso aos fatos que se tornam objeto da discussão jurídica.
  4. Estes fatos me levam ao momento quando Jesus Cristo lança mão da prova testemunhal em sua defesa. Embora ele só tenha se assentado uma vez no banco dos réus perante o julgamento presidido por Pôncio Pilatos, a verdade é que Jesus sempre esteve julgado e julgado continua sendo até aos dias de hoje.

4.1. Nesse sentido, um famoso ateísta inglês escreveu em tempos recentes: “É muito duvidoso que Cristo haja jamais existido e, se existiu nada sabemos a respeito dele... Quanto a mim, não me é possível achar que, em questão de sabedoria ou questão de virtudes, Cristo permaneça tão alto como certas outras figuras históricas que conheço. Nesses sentidos, eu colocaria Buda e Sócrates acima dele” (Bertrand Russel. Porque Não Sou Cristão. Livraria Esperança do Livro, S. Paulo, 1972, pg 27 e 30).

4.2. Em sua época, antes de comparecer perante Pôncio Pilatos, foi várias vezes objeto de julgamentos por parte das pessoas que a ele se opunham. Quando ia se defender, acontecia o que está registrado em João 8.13: “Disseram-lhe pois os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro”.

Desenvolvimento

  1. Então, na ocasião quando proferiu esse discurso que acabamos de ler, Jesus apresentou quatro testemunhas em seu favor. Vejamos cada uma delas. Ouçam novamente suas palavras: João 5.31-39.

1.1. Suas testemunhas arroladas foram: João Batista, as obras ou milagres que realizara o Pai Celestial e a Bíblia.

1.2. Nesta noite, quero destacar o testemunho da Bíblia porque se você quer fazer parte da religião cristã e deseja pertencer a uma igreja bíblica, então você realmente precisar ler a Bíblia e colocá-la em prática na sua vida diária, principalmente o Novo Testamento.

1.3. Jesus disse: “A Bíblia testifica de mim". Alguém estudou a Bíblia e nos ajuda a perceber que: em Gênesis, Jesus é o Cordeiro no altar de Abraão; em Êxodo, Ele é o Cordeiro da Páscoa; em Levítico, Ele é o sumo-sacerdote; em Números, Ele é a nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite; em Deuteronômio, Ele é o profeta prometido; Em Josué, Ele é o tecido vermelho na janela de Raabe; em Juízes, Ele é o nosso juiz; em Rute, Ele é o nosso parente redentor; em 1 e 2 Samuel, Ele é o nosso profeta confiável; nos livros de Reis e Crônicas, Ele é o nosso soberano; em Esdras, Ele é o nosso escriba fiel; em Neemias, Ele é o reconstrutor de tudo que está destruído;
Em Ester, Ele é o Mordecai assentado fielmente no portão; em , Ele é o nosso redentor que vive para sempre; em Salmos, Ele é o meu pastor e nada me faltará; em Provérbios e Eclesiastes, Ele é a nossa sabedoria; em Cantares, Ele é o belo noivo; em Isaías, Ele é o servo sofredor; em Jeremias e Lamentações, Jesus é o profeta que chora; em Ezequiel, Ele é o maravilhoso homem de quatro faces; em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha; em Oséias, Ele é o amor sempre fiel; em Joel, Ele nos batiza com o Espírito Santo; em Amós, Ele leva nossos fardos; em Obadias, nosso Salvador; em Jonas, Ele é o grande missionário que leva ao mundo a palavra de Deus; em Miquéias, Ele é o mensageiro dos pés formosos; em Naum, Ele é o vingador; em Habacuque, Ele é a sentinela orando pelo reavivamento; em Sofonias, Ele é o Senhor poderoso para salvar; em Ageu, Ele é o restaurador de nossa esperança perdida; em Zacarias, é a nossa fonte; em Malaquias, Ele é o Sol da justiça com a cura em suas asas; em Mateus, Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo; em Marcos, Ele é o operador de milagres; em Lucas, Ele é o filho do homem; em João, Ele é a porta pela qual todos devem entrar; em Atos, Ele é a luz brilhante que aparece a Saulo no caminho de Damasco; em Romanos, Ele é o nosso justificador; em 1Coríntios, nossa ressurreição; em 2Coríntios, leva os nossos pecados; em Gálatas, Ele nos redime da lei; em Efésios, Ele é a nossa riqueza insondável; em Filipenses, Ele supre todas as nossas necessidades; em Colossenses, Ele é a plenitude do Deus encarnado; em 1 e 2 Tessalonicenses, Ele é o nosso Rei que virá; em 1 e 2 Timóteo, Ele é o mediador entre Deus e o homem; em Tito, Ele é a nossa bendita esperança; em Filemom, Ele é o amigo mais chegado que um irmão; em Hebreus, Ele é o sangue do pacto eterno; em Tiago, Ele é o Senhor que cura o doente; em 1 e 2 Pedro, Ele é o sumo pastor; nas cartas de João, é Jesus que tem a ternura do amor; em Judas, Ele é o Senhor que vem com milhares de seus santos; e em Apocalipse, Ele é aquele que virá e para Ele deve levantar os olhos porque próxima está a nossa redenção.

Conclusão

     Além estudar e pesquisar toda produção literária existente no campo do Direito para fundamentar a prática profissional que estarão exercendo, minha expectativa é que fundamentem na Bíblia a decisão de confiar em Jesus Cristo, considerando-a inclusive como uma das provas por ele apresentadas, para ter um estilo de vida realmente cristão.