Filipenses 3.13, 14
UMA NOVA OPORTUNIDADE
Introdução
- Para algumas pessoas guiadas pelo senso comum, a passagem de cada ano seria apenas o virar de uma página do calendário. Para essas pessoas, tudo irá continuar como antes, permanecerá como sempre foi.
- Nessa mesma linha de pensamento, para outras pessoas numa perspectiva meramente científica, a passagem de cada ano nada traria de novo porque essa contagem do tempo seria apenas o resultado do movimento do planeta para dar uma volta completa em torno do Sol,
- Ocorre, todavia, que ao ter criado a terra dentro do sistema solar, com o movimento de translação e rotação com a contagem do tempo em dias, meses e ano, Deus fez para que os seres humanos tivessem novas oportunidades. Em Gênesis 1.14 está escrito: “Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações!” (NVLH) ou “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos” (NVI).
- Em outras palavras, espiritualmente falando, essa maneira de ser objetiva fazer com que o ser humano a cada ano que se inicia possa estabelecer novas metas, novos propósitos, novas atitudes, novos planos, enfim, ter uma nova oportunidade de recomeçar. Possa aplicar a cada ano o que Paulo apóstolo escreveu ao Filipenses: “Esquecendo-me das coisas que para trás fico, prossigo para o alvo”.
Desenvolvimento
- Se no transcorrer de um ano, a pessoa constatar que não conseguiu realizar seus sonhos, colocar em prática seus propósitos, consumar seus projetos, concluir seus planos, cumprir seus votos, no início do novo ano ela tem uma nova oportunidade de recomeçar.
- Pensando especificamente na vida espiritual, se ela não entregou dízimos e ofertas, foi negligente quanto à presença em cultos no templo e nas casas, desprezou o serviço cristão e deixou de testemunhar, então em vez de sentir frustração ou de permanecer na mesmice, ela vê o início do novo ano como uma nova oportunidade.
- Em vez de lamentar, entristecer, se aborrecer, amargurar, a pessoa age conforme Paulo apóstolo: esquece o que passou. Esquecer é atitude saudável e também é o que Deus faz. Em Jr 31.34, lemos que Ele nunca mais se lembraria de nossos pecados. Em Heb 10.17, Ele novamente afirma que JAMAIS se lembrará de nossos pecados já perdoados.
- Aliás, esta é a única maneira de não cair na mesmice, sendo repetitivo e recorrente, principalmente no que for negativo, prejudicial, pecaminoso. A palavra “metanoia”, traduzida como “arrependimento” quer dizer muito mais do que remorso. Quer dizer “mudança de mente”, isto é, ter sempre uma nova atitude!
Conclusão
- Ao iniciar o novo ano, veja-o como uma nova oportunidade para novas atitudes quanto à vida pessoal, familiar, profissional, financeira, relacional, social.
- Principalmente quanto à vida espiritual, veja o novo ano como uma nova oportunidade para:
- Entregar os dízimos em todos os meses se tem salário ou honorários, proventos ou aposentadoria. Se não tem, entregar ofertas mensais que mostrem seu envolvimento.
- Estar presente na maioria dos cultos realizados no templo ou nas casas, pois sua presença é símbolo de seu compromisso, principalmente chegando nos horários estabelecidos.
- Testificar perante outras pessoas sua relação com Jesus e sua igreja, seja quanto a comportamentos éticos, seja quando a evangelizar e convidar verbalmente.
- Servir sempre ao Senhor através dos seus talentos e principalmente dos dons espirituais.
- E, nesta época de pandemia, cuidar de si mesmo e dos que lhe são mais próximos, o máximo que for possível, como bom mordomo da vida que Deus lhe deu e que sempre está exposta a perigos. No caso da pandemia, também se aplica o ensino exemplar de Jesus Cristo quando provocado: “Não tentarás ao Senhor teu Deus”.