76. A Prática dos Votos

Deuteronômio 23.21-23

Introdução

  1. Embora não seja frequente, é possível ainda em nossos dias encontrar pessoas que fazem votos ao Senhor.
  2. Os votos são feitos principalmente quando essas pessoas querem receber alguma bênção de Deus ou se acham em situações adversas, ocasiões angustiantes e épocas infelizes.
  3. Para alcançar o favor do Senhor, prometem entregar oi dízimo, alguma oferta, ir com mais frequência à igreja, obedecer aos ensinos de Jesus, orar mais intensamente, fazer jejum durante certo tempo, deixar algum vício, servir em algum ministério.

Desenvolvimento

  1. Lendo a Bíblia sobre esse assunto, você fica sabendo que Jacó fez votos de entregar dízimos (Gênesis 20.20), Jefté fez voto de consagrar a filha (Juízes 11.30-39), Ana fez votos de dedicar o filho (I Samuel 1.11), Davi fez votos de ser um melhor rei (Salmo 56.12,13), Paulo fez votos de rapar a cabeça (Atos 18.18).
  2. O problema é que em Deuteronômios, quem faz votos e não cumpre corre o risco de pecar, razão pela qual seria melhor não fazer o voto.
  3. Por isso, Eclesiastes 5.4,5 chega ao ponto de dizer que é melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. Em outras palavras, ninguém deixa de ser um bom crente se não tem uma história de votos.
  4. Números 30.2 insiste no fato de a pessoa fazer o voto e cumprir fielmente.
  5. Com tanta recomendação para não se fazer votos se as pessoas não vão cumprir, claramente percebemos que isto ocorre principalmente porque a natureza humana tem facilidade de cair no esquecimento. Passado o motivo do voto, resolvido o problema, recebida a bênção, alguns adiam para depois o cumprimento e outros literalmente acabam esquecendo.

Conclusão

Se você um voto por algum motivo, assuma o cumprimento como Davi e Jonas. Davi disse: “Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo” (Salmo 116.14). Jonas declarou: “O que votei pagarei” (Jonas 2.9).

Peça ao Espírito Santo para lembrar seus votos esquecidos e a Jesus Cristo para lhe dar forças e condições para cumprir.