21. Exigências Para Batismo Bíblico

Atos 6.35-39

Introdução

  1. Batismo é uma prática que faz parte da religiosidade do povo brasileiro.

1.1 Basta lembrar que na história do Brasil, os primeiros religiosos que aqui chegaram logo de imediato batizaram os índios que encontraram.

1.2. Basta também lembrar que na história de cada pessoa, o batismo é feito ainda quando recém-nascido.

  1. Acontece, porém, que este tipo de batismo que é tão conhecido do povo brasileiro é diferente do batismo que encontramos na Bíblia, principalmente quanto a exigências.

 Desenvolvimento

  1. A primeira exigência é quanto à necessidade de haver muita água para que o batismo seja feito. Leiamos João 3.22,23. Você consequentemente me perguntaria: “Porque a necessidade de tanta água?”

1.1. Para que possa haver imersão. Afinal, este é o significado original da palavra “baptismo”: mergulho. Por isso, nesta experiência do etíope, eles entraram na água e saíram da água. Por isso Jesus entrou com João Batista na água e da água saiu quando foi por ele batizado. Para fazer aspersão ou borrifo bastam alguns pingos d’água, mas o batismo bíblico é por imersão, motivo pelo qual precisam entrar e sair da água.

1.2. Para que o simbolismo possa existir. Afinal, um dos seus aspectos mais importantes é o que simboliza. Leiamos Romanos 6.3-5. Quando a pessoa é imersa, existe o simbolismo da morte para o mundo, para o pecado e para o diabo. Quando a pessoa sai da água existe o simbolismo da nova vida para Deus e Cristo Jesus.

  1. A segunda exigência é quanto à necessidade da pessoa saber o que está fazendo, no exercício de sua vontade.

2.1. Por isso, depois de ouvir a pregação sobre Jesus Cristo perdoar e salvar, desejando ser batizado de imediato, Filipe explicou ao etíope que seria correto se ele cresse de todo o coração em Jesus Cristo.

2.2 Por isso, João Batista batizava no rio Jordão exigindo arrependimento de pecados e fé em Jesus Cristo.

2.3. Por isso, Pedro pregou para a multidão dizendo: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo” (Atos 2.38).

2.4. Se a pessoa ainda é criança, a Teoria Cognitiva de Jean Piaget pode ajudar na aceitação da mesma quando está no período de idade entre 7 a 11 anos, período chamado de “operatório concreto”. A partir dessa idade a criança começa a fazer análise lógica, ordenar a comparar, ter responsabilidade e respeito mútuo e participações em grupo, além de outros aspectos que vão se desenvolvendo (https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cognitiva). Podem, por isso, mostrar evidências de arrependimento e fé.

Conclusão

Ao ser imersa nas águas, a pessoa não é batizada para ser salva, pois já foi salva pela fé em Jesus Cristo. A pessoa é batizada para obedecer a Jesus Cristo em seu mandamento e para se tornar membro da igreja.