Atos 5.15; 19.11,12
Introdução
- No estudo do comportamento religioso entre aqueles que buscam a Deus existe um tipo de pessoa que tem sido identificada como mística.
- Além de serem pessoas religiosas que acreditam no sobrenatural, também acreditam que o sobrenatural pode ser desencadeado através de símbolos, figuras e objetos uma vez que seriam igualmente possuidores de poderes espirituais. Neste caso, o poder de Deus não estaria apenas em pessoas; também estaria em símbolos, figuras e objetos a partir do momento quando fossem ungidos.
Desenvolvimento
- Na antiguidade, seriam as pessoas que, por exemplo, atribuiriam à vara que Moisés usava o poder para produzir as pragas e o abrir das águas do Mar Vermelho. Atribuiriam à capa que Elias usava o poder que se verificava em seus dias (II Reis 2.8). Veriam no cajado de Eliseu o poder de Deus, razão porque mandou que seu servo usasse no menino morto para que ressuscitasse (II Reis 4.29-31).
- Na Idade Média seriam as pessoas que usavam lascas de ossos dos mártires e pedaços da cruz para verem a manifestação do poder de Deus.
- Nos dias apostólicos foram as pessoas que acreditavam no poder sobrenatural da sombra de Pedro e dos lenços e aventais de Paulo, razão porque lançavam mão deles para que os doentes fossem curados e os endemoninhados libertados.
- Em nossos dias, são aqueles que ungem chaves, óleos, rosas, retratos, copo de água para que as pessoas experimentem milagres em sua vida.
- Se na Bíblia existe o registro de todas essas atitudes e efeitos, todos nós precisamos entender claramente três fatos inegáveis, para que não nos enganemos, não sejamos enganados e nem enganemos a quem quer que seja.
5.1. Jesus foi muito claro ao explicar a maneira como a presença e poder de Deus seria manifesto entre nós. Ele disse: ”Eis que sobre vós envio a promessa do Pai, até que do alto sejais revestidos de poder”. Estava se referindo ao Espírito Santo que havia sido prometido e que veio no Dia de Pentecoste. Por isso Eliseu em vez de pedir a capa de Elias, pediu porção dobrada do Espírito.
5.2. Paulo apóstolo ensinou que o poder de Deus se manifesta através de cada um de nós, uma vez cheios do Espírito Santo (Efésios 3.20).
5.3. Jesus e os apóstolos deixaram claro em suas palavras que toda a manifestação do poder Deus está diretamente relacionada ao ato das pessoas crerem. A fé das pessoas é dada como o motivo dos milagres. Por isso Pedro explicou que o coxo de levantara porque tiveram fé em Jesus Cristo. Se as pessoas acreditam, então a bênção lhes é concedida.
Conclusão
Quanto mais as pessoas tiverem fé em Jesus Cristo e crentes forem cheios do Espírito Santo, mais o poder de Deus será manifesto, com ou sem objetos, figuras e símbolos, principalmente porque neles não existe nenhum poder, mesmo que os místicos assim pensem. São crentes cheios do Espírito Santo e pessoas que tem fé em Jesus viabilizam a manifestação do poder e da presença de Deus!