I Pedro 3.18
JESUS NOS LEVA A DEUS
Introdução
- Acredito que muitos de vocês já ouviram alguém dizer que “todos os caminhos nos levam a Deus”. Em outras palavras, em termos espirituais, a afirmação quer dizer que “todas as religiões levam a Deus”. Teria o mérito de reconhecer o valor de todas as religiões e de ensinar que o importante é a pessoa escolher uma delas. Se você tiver uma religião, certamente será levado à presença de Deus.
- O problema é que essa afirmação entra em choque frontal com a declaração de Jesus Cristo, quando disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). De modo radical, Jesus afirmou que em termos espirituais só Ele nos leva até Deus. Em vez admitir o pluralismo religioso, Jesus radicalizou, declarando ser Ele o único caminho para Deus.
Desenvolvimento
- Nessa linha de pensamento e de crença é que o apóstolo Pedro, anos mais tarde, ao escrever uma de suas cartas a cristãos de várias partes do mundo, disse que Jesus é o único que nos leva a Deus porque resolveu o problema básico que nos separava de Deus, isto é, Ele morreu pelos nossos pecados na Cruz do Calvário.
1.1. A bem da verdade, em virtude do fato de que todos nós somos pecadores, todos os seres humanos deixaram de ter acesso a Deus. A Bíblia é muito clara em declarar que nossos pecados nos afastam de Deus. O apóstolo Paulo ensinava às pessoas de sua época: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23). Pregando às pessoas de seus dias, o profeta Isaías afirmava: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” (Isaías 59.2).
1.2. Por mais que as pessoas tenham criado várias religiões para se aproximar de Deus, seja através de rituais, boas obras, justiça pessoal, esse objetivo não consegue ser alcançado, resolvendo o problema do pecado. Aliás, se vocês não sabiam, muitos estudiosos entendem que o significado da palavra religião quer dizer “religar”, isto é, ligar novamente os laços que uniam a humanidade a Deus.
1.3. Você pode imaginar essa situação através do desenho em que você veja duas montanhas separadas uma da outra por um vale. Deus está em uma montanha e os seres humanos estão na outra montanha, separados pelo vale. Para transpor o abismo entre as montanhas, as pessoas usam as religiões, mas nenhuma delas consegue chegar do outro lado. Só Jesus Cristo, quando morreu na cruz do Calvário e perdoou nossos pecados nos leva a Deus.
- Jesus nos leva a Deus ainda nesta vida, quando passamos a ter real comunhão com Ele, desfrutando de sua presença em nosso coração e entre nós, através do seu Espírito. É através desse fato que nos dirigimos a Deus em orações, súplicas, ações de graças, adoração, louvor e intercessões – o que chamamos de culto individual ou culto congregacional. Jesus fez essa promessa: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” (João 14.23).
- Jesus nos leva a Deus quando chega a hora de nossa morte e temos que partir deste mundo para a eternidade. Se o corpo humano é levado para a sepultura ou é queimado pelo fogo ou desaparece nas águas, o espírito que se separa do corpo é levado pelos anjos para a Casa de Deus ou Paraíso. Por isso Jesus também disse: “Quem crê em mim tem a vida eterna” (João 6.47). Por isso Jesus disse ao ladrão que estava na cruz do Calvário ao seu lado e nele acreditou: “Ainda hoje estará comigo do Paraíso” (Lucas 23.43). Por isso, Estevão disse a Jesus na hora de sua morte, quando estava sendo apedrejado: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7.59). Por isso, o apóstolo Paulo escreveu: “Tenho desejo de partir e estar com Cristo, o que é ainda melhor” (Filipenses 1.23).
Conclusão
O fato de uma pessoa ter uma religião é uma atitude melhor do que ser um agnóstico ou ateísta, inclusive se através dela procura ter experiências com Deus. Todavia, somente se tornando crente em Jesus Cristo a pessoa poderá, de fato, desfrutar da presença de Deus nesta vida e na eternidade. Você pode começar essa nova experiência agora, recebendo Jesus Cristo em seu coração, através de uma oração. Quer fazer isso agora?