Salmo 107.4-7: 12-14: 18-20:27-30
Introdução
- A maioria das pessoas gostaria de viver uma vida sem sofrimentos e aflições. Os crentes, exatamente porque seguem a Jesus Cristo, gostariam muito mais.
- Ocorre, todavia, que honestamente falando, este não foi o ensino de Jesus e nem dos seus apóstolos. Jesus afirmou: “No mundo tereis aflições... (João 16.33). Paulo apóstolo escreveu: “A vós vos foi concedido por amor de Deus não somente crer nele, mas também padecer por ele” (Filipenses 1.29). Pedro apóstolo acrescentou: “Se padecestes por amor da justiça, bem-aventurados sereis” (I Pedro 3.14).
- Este salmo mostra crentes em sucessivos sofrimentos e aflições. Porém também mostra que ao clamarem ao Senhor eram sempre livres dos sofrimentos e das aflições.
Desenvolvimento
- Meditando nessa experiência aqui descrita nesse salmo, vocês aprendem que a atitude quando os sofrimentos e as aflições surgem, deve ser a de clamar ao Senhor Jesus Cristo. Observando a experiência deles, você percebe que os sofrimentos tinham diferentes causas, mas em todas as situações experimentaram alivio, descanso, paz, alegria, felicidade.
» ao se perderem andando errantes e sem direção, Deus lhes mostrou o caminho;
» ao se tornarem prisioneiros dos inimigos e serem torturados, Deus os libertou;
» ao se sentirem doentes e enfermos, Deus lhes deu saúde e vida;
» ao se experimentarem perturbação, opressão e tribulação, Deus lhes deu alegria, paz e segurança.
- Meditando ainda mais nessa experiência por eles vivida, vocês aprendem que ao clamar uma vez e serem atendidos, não significou que deixaram de ter outros problemas, outras dificuldades, outros sofrimentos. Pelo contrário: resolvido um problema, depois aparecia outro.
- Isto significa à luz da Bíblia que o objetivo de Satanás é esgotar, estressar, destruir sua vida através das provações. Com a seqüência de adversidades, o Diabo quer levar você à exaustão até deixar de crer. Todavia, basta você clamar a Jesus e Ele desfaz a obra e Satanás.
- Também significa que um problema resolvido é a garantia, o testemunho, a prova documental que clamar ao Senhor dá certo. Uma oração atendida no passado é a prova de que outra oração no presente também será atendida.
Conclusão
Não fique se iludindo imaginando uma vida sem sofrimentos, sentindo-se depois frustrado, decepcionado, deprimido ou revoltado. Cada vez que o sofrimento bater à sua porta, clame a Jesus. Deus disse: “Se o meu povo que se chama pelo nome se humilhar e orar, eu ouvirei...” Jesus afirmou: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”.