II Reis 19.1-7
Introdução
- Embora o texto bíblico saliente o fato de que Ezequias se tornou um inigualável rei, movido pelo Espírito de Deus, quero salientar que ele também foi um jovem inigualável.
1.1. Em outras palavras, se tivesse vivido em nossos dias, ele teria agido da mesma forma como jovem. Hoje ele teria sido um inigualável jovem engenheiro, um inigualável jovem comerciante, um inigualável jovem advogado, um inigualável jovem funcionário público, um inigualável jovem pedreiro e assim por diante.
1.2. Estando com 25 anos, em nossos dias ele ainda teria sido categorizado com um jovem digital, identificado como pertencente à geração “Y, que são aqueles que tem entre 20 e 29 anos, somando mais de 16 milhões de brasileiros cuja característica principal é estar conectado com a as várias mídias.
Desenvolvimento
- Se fizesse parte da maioria dos brasileiros dessa chamada geração Y, segundo pesquisa do IBOPE, seu perfil financeiro estaria entre os assalariados que usam seus ganhos da melhor maneira possível; o perfil matrimonial não seria o de estar adiando a idéia de casar e ter filhos para mais tarde; no perfil familiar poderia estar entre os quase valorizam seus pais e irmãos; no perfil comunicativo poderia estar entre os que acompanham o noticiário local e nacional para saber dos acontecimentos.
- Quero, todavia, chamar sua atenção para um fato relevante que geralmente as pesquisas do IBOPE não abordam, mas o texto bíblico salienta. Trata-se do seu perfil espiritual que ele teria vivenciado em nossos dias. Vamos ao texto para ver esse perfil espiritual que o tornou um jovem inigualável.
2.1. Ele rompeu com a idolatria dominante em seus dias, representada nos deuses pagãos. Incluiu nessa ruptura até mesmo o ídolo de sua religião, adorado por crentes de seus dias porque fora feito por Moisés para uma finalidade e que eles continuaram venerando no lugar de Deus (Números 21.8/João 3.14). Sobre esses deuses pagãos e ídolos religiosos, o salmista afirmou: “Tem boca, mas não falam, tem ouvidos, mas não ouvem, tem pés, mas não andam, tem mãos, mas não tocam, tem nariz, mas não cheiram” – enfim são obra das mãos dos homens (Salmo 115.4-7).
2.2. Decidiu acreditar somente em Deus, o Criador de todas as coisas, o Deus eterno invisível, pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não uma decisão parcial e temporária, mas integral e contínua (Salmo 73.28). Procurou colocar em prática todos os ensinos de Deus. Em nossos dias, teria sido um crente em Jesus Cristo, tendo recebido Jesus Cristo em seu coração como Salvador, Senhor e Mestre. Teria também pedido seu batismo nas águas e estaria participando da igreja com fidelidade, servindo e entregando seus dízimos e ofertas.
- Consequentemente, ele foi abençoado por Deus, tendo prosperidade, êxito e vitórias em tudo que fazia (Isaías 26.3).
3.1. Sendo abençoado por Deus, em nossos dias não estaria envolvido com drogas, criminalidade, roubo, corrupção, mentiras, sexo livre, farras e orgias, por mais que tudo isto seja atraente para a juventude de nossa época.
3.2. Sendo abençoado por Deus teria condições em nossos dias para superar as crises financeiras e o desemprego; saberia lidar com doenças e enfermidades, buscando a cura e a saúde que vem do céu; diria não ao diabo e seus demônios, se afastando de toda e qualquer expressão do mal e da maldade.
Conclusão
Assim como Ezequias fez diferença em seus dias, este é o seu desafio como jovem digital, seja da geração Z, Y ou X. Ainda que seja igual a outros jovens em vários aspectos, seja inigualável em termos espirituais. Torne-se crente em Jesus Cristo e permaneça crente durante toda vida.